Cultura

Cia paulista Fragmento de Dança realiza minirresidência em Campo Grande

16 SET 2013 • POR Com informações da assessoria • 10h09
(Foto: Vitor Vieira)
Desenvolvendo pesquisa e criação em dança contemporânea desde 2002, a Cia Fragmento, núcleo artístico sediado na cidade de São Paulo, vai realizar entre os dias 18 e 21 de setembro, na casa de Ensaio, em Campo Grande, uma minirresidência incluindo uma série de ações gratuitas.

O Circuito Interestadual em Campo Grande faz parte de um projeto premiado pelo Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna, que já passou pelas cidades de Natal (RN), Recife (PE) e até o final do ano passará também por Caxias do Sul (RS).

A proposta de ficar numa mesma cidade por quatro dias possibilita uma troca do público com a Cia para além do espetáculo.

Durante os quatro dias de estadia na cidade, profissionais de dança, estudantes e público poderão participar de oficinas, debate, atividades-diálogo, ensaio aberto, mostra de vídeo e prestigiar o espetáculo Nuvens Insetos.

As inscrições para as oficinas poderão ser feitas até a terça-feira (17) pelo e-mail da produtora Arado Cultural: contato.aradocultural@gmail.com

Todas as ações serão realizadas na Casa de Ensaio, na rua Visconde de Taunay, 188, esquina com a avenida Afonso Pena, bairro Amambaí.

Programação
Dia 18
Das 19h às 22h, oficina para estudantes e profissionais da dança de Campo Grande.

Dia 19
17h, ensaio aberto destinado aos alunos da Casa de Ensaio.
Das 19h às 22h, continuação da oficina para estudantes e profissionais da dança de Campo Grande.

Dia 20
Das 14h às 17h, oficina destinada aos alunos da Casa de Ensaio.
Das 19h às 22h, continuação da oficina para estudantes e profissionais da dança de Campo Grande.

Dia 21
Das 10h às 13h, Mostra de vídeo e debate para participantes das oficinas e público em geral.
20h, apresentação do espetáculo Nuvens Insetos, para participantes das oficinas, público da Casa de Ensaio e público em geral.

Sobre o espetáculo
Destinado ao público jovem e adulto, “Nuvens insetos” é um trabalho de dança contemporânea, com 55 minutos de duração e cinco intérpretes em cena.

A pesquisa teve início durante uma temporada de outro espetáculo da Cia, no Centro Cultural São Paulo, em 2011, onde os artistas do grupo promoveram uma ação junto ao público: abordaram as pessoas e propuseram que escrevessem uma carta com o tema: “O que você escreveria se fosse sua última carta?”. Com isso, a companhia coletou mais de 100 cartas.

O espetáculo, relaciona o conteúdo registrado nessa forma de correspondência com outras possibilidades de comunicação do corpo, enfatizando a expressividade das mãos, ou as mãos como formato de comunicação e expressão corporal.

Em “Nuvens insetos” a relação entre os intérpretes é um contato solitário; a relação com o espaço é uma necessidade contínua de retorno ao ponto de partida. O movimento propõe voltar-se para si e (re) descobrir formas do corpo sentir e se comunicar consigo para chegar no outro. Ou, de se comunicar com o outro, para chegar em si.

Serviço
Data: de 18 a 21 de setembro
Local: Casa de Ensaio - Rua Visconde de Taunay, 188, esquina com a avenida Afonso Pena, bairro Amambaí.
Incrição para oficinas: contato.aradocultural@gmail.com
Mais informações: Renata Leoni – (67) 9202-5340 e Marcos Mattos (67) 9238-2829.