Saúde

Capital precisa imunizar mais 700 mil

Números são baseados na população estimada de Campo Grande

14 ABR 2021 • POR Gabrielly Gonzalez • 10h20
Mais de 150 mil pessoas já foram vacinadas na Capital, ao menos com a primeira dose - JD1 Notícias

Muitas dúvidas ainda surgem quando o assunto é a imunização em massa contra a Covid-19. Para esclarecer alguns pontos sobre a vacinação, o JD1 Notícias levantou alguns dados importantes sobre o assunto.

De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campo Grande tem cerca de 900 mil habitantes, no entanto, o último Censo [2010] ainda mostra 786.797 habitantes na Capital.

Com base no Censo do IBGE e levando em consideração apenas pessoas entre 16 a 59 anos, 426.614 pessoas ainda precisam receber a primeira dose do imunizante. Estudos apontam que adolescentes a partir dos 16 anos de idade também poderão receber a vacina contra a doença, mas apenas com a da Pfizer-BioNtech, que já tem registro definitivo no Brasil, certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não possuem doses disponíveis no País - as vacinas disponíveis [CoronaVac e AstraZeneca] são liberadas para o público acima de 18 anos.

Além disso, o Plano Nacional de Imunização (PNI) ainda aborda apenas os grupos prioritários, e não abrange a população em geral. Apesar disto, o Ministério da Saúde já estuda abrir o leque para todos.

Com estes dados do IBGE, serão necessárias mais de 850 mil doses para que todo o grupo possa ser vacinado com as duas doses, na Capital de Mato Grosso do Sul.

Vale ressaltar que esses números são apenas relacionados à idade, no entanto, pessoas nessa faixa etária já podem ter se vacinado se for pertencente ao grupo prioritário, como trabalhadores da saúde, da segurança pública, pessoas com comorbidades, entre outros.

No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), quase 150 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante. “Considerando a população estimada, seriam necessárias mais de 700 mil só para a primeira dose”, afirmou a assessoria.

Até esta quarta-feira (12), 15,88% da população já foi vacinada contra a covid-19, recebendo, ao menos, a primeira dose do imunizante. Ao JD1 Notícias, a assessoria da Sesau diz que, se continuar neste ritmo, até o fim do ano toda a população deve estar vacinada.

Veja quantas doses seriam necessárias de acordo com o Censo: