Saúde

Cidades de MS podem ter vacinas barradas; entenda

Secretário diz que municípios não estão informando quantidade de doses aplicadas

19 ABR 2021 • POR Matheus Rondon • 14h42
Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende - Reprodução/Internet

Durante live para divulgação do boletim epidemiológico nesta segunda-feira (19), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, alertou que os municípios que não abastecerem o sistema de vacinação do Estado, não receberão doses do próximo carregamento.

Segundo Geraldo, está havendo um conflito entre os números para acompanhamento das vacinas já aplicadas do sistema do Governo Federal, o Programa Nacional de Imunizações e o sistema Estadual de vacinação. Uma decisão ocorre ainda hoje para que o problema seja corrigido.

“Nós vamos receber as vacinas de acordo com a alimentação desse sistema e logicamente a nossa colocação entre os Estados que vacinam vai estar sintonizada com a alimentação desse sistema. Nós decidimos que os municípios que não alimentarem os dois sistemas não receberão a próxima remessa de vacinas, essa é uma das obrigações do município. É fácil de fazer e estamos pedindo aos secretários e secretarias municipais que corrijam ainda hoje ou no máximo até a próxima quarta-feira (21), para que possam receber a nova remessa de vacina que deve chegar na quinta-feira.", disse. 

Segundo Geraldo, essa medida se faz necessária para que tudo seja transparente e seja evitada possíveis especulações sobre as doses de vacinas.