Esportes

Montezemolo lembra volta de Lauda e diz: Raikkonen pode vencer Alonso

17 SET 2013 • POR Via Terra • 11h33
Para presidente da Ferrari, finlandês retorna tão motivado quanto austríaco (foto) retornou em 1980. (Foto: Getty Images)
O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, vê Kimi Raikkonen em condições de superar Fernando Alonso na equipe italiana em 2014. A situação foi comparada pelo próprio dirigente à volta de Niki Lauda à Fórmula 1 na década de 80, quando aceitou correr pela McLaren em 1982 e conquistou o título mundial de 1984 sobre o companheiro Alain Prost.

Raikkonen deixou a F1 em 2009, quando corria pela própria Ferrari, mas retornou depois de dois anos para correr pela Lotus. Três décadas antes, Niki Lauda – então na Brabham – se aposentou da categoria, mas aceitou voltar a correr. Para o dirigente, a motivação é semelhante.

“O caso de Raikkonen é quase idêntico ao de Lauda. Niki também disse que estava farto da Fórmula 1”, comparou Montezemolo ao jornal Gazzetta dello Sport. “A pausa fez bem (a Raikkonen). Ele voltou no topo, venceu, terminou muitas corridas. Quero um piloto que não me fará lamentar ter perdido (Felipe) Massa, e aqui está ele”, completou.

Em 2014, a Ferrari terá uma dupla no centro das atenções da Fórmula 1. Luca di Montezemolo não vê como problema o fato de ter dois campeões competindo entre si, e acredita que o finlandês será bem recebido.

“Alonso será o primeiro a se beneficiar, e estou feliz por tê-lo (Raikkonen) de volta entre nós. Os funcionários da Ferrari comemoraram as notícias, pois ele deixou boas lembranças”, analisou. “Não somos masoquistas a ponto de contratar um piloto sem informar Alonso. Fernando sempre esteve ciente da escolha por Raikkonen”, completou.