Polícia

Fundação de Cultura vai à polícia após furto do pé de Manoel de Barros

Em nota, órgão também informou que vai restaurar a estátua da Avenida Afonso Pena

19 ABR 2021 • POR Joilson Francelino • 19h09
Estátua foi violada nesta semana - Ricardo Gomes/FCMS

A Fundação de Cultua de Mato Grosso do Sul emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira (19) um dos pés da estátua do poeta Manoel de Barros ser furtada informando que vai procurar a polícia para registrar boletim de ocorrência sobre o fato.

Assinada pelo diretor-presidente Gustavo Castelo, a nota mostra descontentamento com o ato de vandalismo na homenagem ao porta. “A Fundação de Cultura vai fazer um boletim de ocorrência, para que os órgãos de segurança pública investiguem e localizem os responsáveis por esse ato de vandalismo, que cometeram com um ícone da nossa cultura. Será feita também a abertura de procedimento interno para a restauração da estátua”, explica Gustavo.

A estátua foi inaugurada em 19 de dezembro de 2017, dia que foi comemorado os 101 anos de nascimento de Manoel de Barros, contemplando também os 40 anos de Mato Grosso do Sul. A obra de arte mede 1,38 metro de altura (incluindo o pedestal de fixação da base de concreto) por 1,60 metro de largura, a escultura em tamanho real apresenta algumas características marcantes, rica em detalhes, desde o sorriso cativante do poeta aos seus trajes simples, as pernas cruzadas, o tênis surrado, ao lado de caramujos e do ninho de pomba, com os quais dialogava e se inspirava entre imagens, lembranças e metáforas.