Geral

Vídeo: onça é encontrada morta em reserva na Serra do Amolar

O Instituto Homem Pantaneiro, que preserva a área, verifica a causa da morte

30 ABR 2021 • POR Sarah Chaves • 10h22
Onça fêmea adulta - Instituto Homem Pantaneiro

Uma onça fêmea adulta foi encontrada morta dentro da área da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), na Serra do Amolar na quinta-feira (30), durante checagem das equipes do Instituto Homem Pantaneiro na região da Barra do rio São Lourenço (próxima ao Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense).

Segundo o presidente do Instituto, Coronel Angelo Rabelo, ainda não se sabe a causa da morte e veterinários da Polícia Militar Ambiental em apoio a Polícia Federal estão nesta manhã fazendo a identificação do animal. “Essa onça foi encontrada ontem durante o  trabalho de monitoramento, foi uma surpresa triste e desagradável para nós que nos esforçamos diariamente pela recuperação do cenário pós-fogo no Pantanal”, declarou Rabelo.

Segundo Rabelo, a equipe estava preocupada, pois uma outra onça que é monitorada pelo Instituto, não dava sinal por 3 dias. “Mas ontem a gente conseguiu receber um sinal no final do dia confirmando que ela segue se movimentando, o que é muito bom para nós”, afirmou.

A fêmea encontrada morta não era monitorada, e agora técnicos fazem a identificação para saber se o animal é de uma das espécies que moram na região e qual foi a causa da morte

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP), com sede em Corumbá, é uma organização da sociedade civil fundado em 2002, sem fins lucrativos, que atua na preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Dentre as atividades desenvolvidas pelo IHP destaca-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento de pesquisas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. 

Assista ao vídeo feito pela equipe do Instituto: