Geral

Marun diz que ponte de Murtinho não sofrerá atrasos

"Resta definir a origem dos recursos necessários para a implantação da rodovia de acesso à ponte", informou em nota

5 MAI 2021 • POR Da Redação • 09h31
Carlos Marun, conselheiro da Itaipú Binacional - Agência Brasil

O ex-ministro Carlos Marun, que está deixando o conselho da Itaipú Binacional, publicou uma nota afirmando que o Diretor Geral Paraguaio de Itaipú, autorizado pelo Presidente da República do Paraguai, Mário Abdo Benítez, garantiu que até o dia 1° de julho terá sequência o próximo Processo Licitatório para obra da Ponte Bioceânica.

Segundo Marun a maior preocupação foi quando o Governo Paraguaio adiou a abertura das propostas de licitação, porém com a garantia do Diretor Geral Paraguaio de Itaipú, para abertura do próximo processo licitatório. "Resta definir a origem dos recursos necessários para a implantação da pequena rodovia de acesso à ponte", informou.

“A Licitação em si, está sendo realizada pela margem paraguaia de Itaipú, só nos cabendo pleitear que ela tenha celeridade. Receberemos em MS nos próximos dias a visita do Embaixador Manoel Caceres, Diretor Geral Paraguaio de Itaipú Binacional, que reafirmará as autoridades locais o que foi lá declarado”, finalizou em nota para garantir que as obras que agilizarão a Rota Bioceânica não sofra atrasos.

Suspensão de licitação; lado paraguaio

O presidente da República do Paraguai, Mario Abdo Benítez, informou dia 14 de abril que ordenou a suspensão da licitação para a construção da  Ponte que ligará a cidade paraguaia de Carmelo Peralta a Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul no lado brasileiro. é para redirecionar cerca de US$ 30 milhões que é a sua parte do pagamento da ponte, para financiar as necessidades do sistema de saúde.

Imediatamente o Governo de Mato Grosso do Sul entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores, requisitando que seja ao menos apresentado pelo país vizinho um novo cronograma para obra.

No acordo estabelecido, o Itaipu Brasil financiaria a construção a ponte entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (Paraguai), enquanto que a Itaipu Paraguai seria responsável pela ponte em Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Duas importantes obras que fazem parte da rota bioceânica