Educação

 "Tudo com planejamento técnico e científico", diz Marquinhos sobre aulas presenciais

Prefeitura planeja ensino híbrido a partir de julho, com a vacinação dos professores

5 MAI 2021 • POR Joilson Francelino • 14h25

O prefeito Marquinhos Trad afirmou nesta quarta-feira (5) que a retomada das aulas presenciais nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) voltarão com “planejamento técnico e científico”. A prefeitura pretende voltar com os alunos nas salas de aula em julho, com ensino híbrido.

“A partir do momento em que a gente conseguiu dar a vacina aos educadores, estamos paulatinamente planejando o retorno dessas crianças à sala de aula, de maneira segura, para que também os seus avós e pais tenham certeza de que seus filhos não serão contaminados”, disse o prefeito durante entrevista ao programa Balanço Geral MS.

A prefeitura já iniciou a vacinação dos profissionais da educação.  “Iniciamos a vacinação para os trabalhadores da educação. É um momento muito gratificante para a educação pública municipal, pois, assim, temos perspectiva para retornar com as aulas presenciais no segundo semestre. A Secretaria Municipal de Educação já está organizando isso”, afirmou a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes.

Para garantir o retorno de forma segura, no segundo semestre de 2021, todas as 202 unidades de ensino da REME de Campo Grande devem elaborar um plano de retorno das aulas presenciais. Os critérios do plano de retorno das aulas presenciais foram definidos e publicados no Diogrande n. 6.160, de 23 de dezembro de 2020, com vistas à organização pedagógica (aspectos cognitivos), socioemocionais e ao protocolo de biossegurança a ser adotado pelas unidades escolares.

A SEMED também atende às exigências da área da saúde, para evitar a disseminação do novo coronavírus, e já adquiriu, por licitação, equipamentos de proteção (máscaras, álcool em gel e materiais de limpeza e higienização) que já estão disponíveis para atender aos professores, funcionários e alunos, quando o retorno presencial híbrido se concretizar. As escolas farão as adaptações necessárias, tais qual a instalação de dispenser de álcool, em locais estratégicos das unidades.