Saúde

Covid - FIEMS inicia testagem em massa

Longen garante 500 testes por dia no drive-thru do Edifício Garagem da FIEMS

6 MAI 2021 • POR Joilson Francelino • 10h41
O secretário de Saúde, José Mauro Filho e o presidente da FIEMS, Sérgio Longen - Joilson Francelino

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, abriu nesta quinta-feira (6) o “testômetro”, que vai oferecer de forma gratuita, a realização de testes para diagnóstico da Covid-19, em Campo Grande.

Longen destacou que serão disponibilizados 10 mil exames, alcançando a capacidade de testagem de 500 pessoas por dia. “Essa é uma forma de identificarmos pessoas que estão infectadas com a covid-19 e ainda não sabem, para que recebam todas as orientações necessárias, fazendo o isolamento, se for preciso, e também iniciem o tratamento mais adequado”.

O secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho, destacou a parceria da Fiems na campanha de combate ao coronavírus na cidade. “É uma ação que está sendo importantíssima para o Poder Público na complementação da sua estratégia. O teste vai identificar tanto a questão de pessoas que estão com menos sintomas, quanto com pessoas que estão com sintomas que vão levar ao tratamento específico, seja domiciliar ou no hospital, então, com o teste, é possível enxergar melhor esse contingente pois todas essas situações dos pacientes vão ter uma interpretação com os testes, isso deve ser avaliado para que as estratégias de saúde pública sejam tomadas”, destacou o secretário.

Teste rápido de antígeno - O exame oferecido será o teste rápido de antígeno para diagnosticar a Covid-19. Por meio de um swab nasal (cotonete específico) introduzido na narina e é colhida a secreção nasal. Essa é a forma de identificar se o paciente apresenta infecção viral ativa.

Onde fazer os testes? O novo sistema foi inaugurado nesta manhã, e os exames serão oferecidos por meio de drive-thru instalado no Edifício Garagem da FIEMS, localizado em frente ao Edifício Casa da Indústria, na Rua Engenheiro Roberto Mange.