Por asilo, ex-ministros da Bolívia estão escondidos em MS
Um deles está em Campo Grande, outros dois em Corumbá
10 MAI 2021 • POR Gabrielly Gonzalez e Joilson Francelino • 14h28Cinco ex-ministros da Bolívia pediram refúgio ao governo brasileiro. Dois deles estão hospedados em Corumbá e um está em Campo Grande (MS). Outros dois, em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).
Eles são egressos do governo opositor de Jeanine Añez – que assumiu após a renúncia do presidente Evo Morales, depois de denúncias de fraudes nas eleições que o reelegeram para o terceiro mandato.
Fernando Tibúrcio, advogados dos ex-ministros informou ao JD1 Notícias que todos eles solicitaram refúgio ao governo brasileiro. “Seus nomes não podem se tornar públicos neste momento, uma vez que familiares permanecem na Bolívia e podem sofrer retaliações por parte do atual governo”, declarou.
Tibúrcio também afirmou à reportagem do JD1 que eles não são os únicos a serem acusados pelo governo de Luis Arce. “Até mesmo a igreja católica foi acusada de arquitetar um fantasioso ‘golpe de estado’”, revelou.
Além disso, o advogado expôs que a ex-presidente Jeanine Áñéz foi arbitrariamente presa. “E a sua saúde é hoje motivo de preocupação, uma vez que há relatos de que uma adequada assistência médica lhe vem sendo negada”, finalizou.
Tanto o advogado dos ex-ministros, quanto a Polícia Federal evitam passar informações para “resguardar a intimidade e segurança dos envolvidos”.