Brasil

Fiocruz: MS e mais três Estados tem alta no número de mortes

Mato Grosso do Sul registrou nesta sexta-feira, 262.551 mil casos de Covid-19

14 MAI 2021 • POR Matheus Rondon, com informações CNN • 13h56

O novo Boletim InfoGripe divulgado na quinta-feira (13)  da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta que quatro estados brasileiros apresentam tendência de crescimento no número de casos e mortes por Covid-19: Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Mato Grosso do Sul registrou nesta sexta-feira (14), 262.551 mil casos de Covid-19, com maioria dos casos em Campo Grande, com 360 novas infecções,somando 98.155 ao todo. No Estado foram 1.341 casos novos.

Outros 68 municípios também tiveram casos, entre eles os cinco com os maiores números são Dourados com 125 casos, Três Lagoas com 93, Corumbá 86, Ponta Porã 76,Ivinhema com 45 e Coxim 34.

No cenário traçado pela foram Fiocruz, esses foram os únicos que a apresentarem alta em um cenário no qual 16 dos 26 estados (e o Distrito Federal) mostraram queda nesses indicadores. 

O boletim destaca, porém, que diversos estados estão com valores similares ou até maiores do que os observados ao longo do ano de 2020, no início da pandemia do novo coronavírus. Na avaliação por capitais, 3 das 27 cidades apresentam sinal de crescimento no contágio pela doença. 

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do sistema InfoGripe, alerta que a retomada das atividades de maneira precoce pode levar a um quadro de interrupção da queda ainda em valores muito distantes de um cenário de segurança. 

“Tal situação, caso ocorra, não apenas manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares altos, como também manterá a taxa de ocupação hospitalar em níveis preocupantes. Portanto, essas medidas devem ser adotadas até que a tendência de queda seja mantida por tempo suficiente para que o número de novos casos atinja valores significativamente baixos”, afirma o pesquisador.