Cidade

Pacientes temem aplicação da D2: "Vou ter que arriscar né?"

SESAU reforça importância das pessoas buscarem o imunizante

16 MAI 2021 • POR Matheus Rondon • 11h18

A campanha de vacinação contra a Covid-19 deste sábado (15), encerrrou às 17h, e foi exclusiva para aquelas pessoas que aguardavam a segunda dose da Coronavac e AstraZeneca, que tomaram a primeira dose  da Coronavac até o dia 25 de março e aquelas que tomaram no dia 26 e são nascidas entre janeiro e julho; quem tomou a vacina AstraZeneca até o dia 15 de março.

A baixa procura pelos imunizantes foi tópico de debate entre os leitores do JD1 Notícias, entre os questionamentos pela não procura, estavam o "tem muita reação alérgica, tô é com medo de tomar" e também " tem pouca procura, pessoal deve estar com medo."

Pelo Facebook, o JD1 Notícias, questionou os leitores sobre a vontade de tomar tomar a segunda, dose dos imunizantes, e se conheciam alguém que não queria tomar a segunda dose, fosse por medo ou outros motivos pessoais, dos comentários, encontramos relatos de leitoras, que compartilharam o medo e expectativa com a tão aguardada vacina contra a Covid-19.

A primeira leitora é a dona Halzira Barbosa, de 59 anos, que contou ter tomado a primeira dose da AstraZeneca no dia 26 de abril e sentido os "temidos" efeitos da vacina. "Eu tive efeitos colaterais, cheguei em casa quatro horas depois de ter tomado e comecei a sentir dor nas pernas, aqueles sintomas de quem está com dengue? Foi bem parecido, senti muito enjoo, não consegui me alimentar direito, dores abdominais terríveis. A única coisa que não tive foi dor de cabeça. Confesso que estou com medo de tomar tomar a segunda dose.", disse.

Halzira conta que estava super ansiosa para tomar a primeira dose da esperada vacina contra a Covid-19. “Menino, depois que eu tomei, olha não tô dizendo que não vou tomar a segunda. Mas que estou com medo estou, vou ver como vai ser, vou ter que arriscar né?”, relatou.

Apesar das reações a vacina, dona Halzira relata de muito bom humor que o atendimento foi bom.“Na hora que entrei pra pegar a ficha, o atendimento foi bom, quando me chamaram pra tomar a vacina, enfermeiro sensacional na aplicação, ele me mostrou todo o processo". Ela contou também que a mãe, de 87 anos, tomou as duas doses da Coronavac e não teve reação alguma. “Foi tranquilo, ela está bem Graças a Deus.", finalizou.

Tem também o caso do medo de tomar a primeira dose do imunizante, como relata de Edineyd Carvalho de 46 anos. " Não tomei nem a primeira dose, mas tenho receio, devido a alguns amigos que estão tendo reações, como dores nos braços e pernas. Até agora não chegou a minha vez de tomar, mas muita gente está com receio de tomar, até já passou a fase delas tomarem e elas não foram. Eu não tomei ainda por que não chegou na minha faixa étaria.", disse.

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), explicou que é importante a população estar atenta ao calendário de vacinação e buscarem o imunizante. “A procura está dentro do esperando, calculamos com base no que temos de dose e pessoas que faltam ser imunizadas no determinado dia, a estimativa era que de fato tivessem 5 mil pessoas, e isso de fato ocorreu, vacinamos na sexta-feira (14), aproximadamente 6 mil pessoas. A procura não está de fato tendo tumulto nem grandes filas nos locais por que o público é mais especifico, para justamente evitar a procura muito grande."