Geral

Vídeo: Rio Negro enche e pessoas curtem música ao vivo com água na cintura

Rio Negro banha a cidade de Manaus, e cota da cheia está em 29,64 metros

17 MAI 2021 • POR Sarah Chaves com informações do G1 • 09h55

Com a cheia do Rio Negro em Manaus que começou a subir há duas semanas, situação preocupa moradores da cidade, porém nem todos. Um vídeo que viralizou nas redes sociais neste domingo (16) mostra um evento ocorrendo sem problemas em um município do Amazonas, mesmo com a cheia do rio.

Nas imagens, é possível ver um palco montado, vendas de comidas e várias pessoas bebendo com as águas na altura da cintura.

O nível do Rio Negro, que banha a cidade de Manaus, segue aumentando em ritmo acelerado. A cota está em 29,64 metros e já atinge pontos históricos do Centro da capital do Amazonas. Neste domingo, a água alcançava a Praça do Relógio, um dos pontos turísticos da cidade.

A cheia está quase atingindo o nível histórico de 2012, quando o rio chegou a 29,97 metros. A capital decretou situação de emergência.

A Defesa Civil do município já construiu mais de 600 metros em passarelas em áreas alagadas. A água atingiu a parte baixa de vários bairros e ruas do centro.

Na principal feira de Manaus, sacos de areia já estão sendo colocados no chão para evitar que as pessoas andem na água. Em breve, os feirantes vão ser levados para uma balsa para evitar prejuízos.

Em praticamente todo o Amazonas, a cheia causa inundações. Dos 62 municípios, 52 estão alagados e 20 estão em situação de emergência. De acordo com dados da Defesa Civil, 408.827 pessoas estão afetadas.