Cultura

Projeto Sons e Tons de MS movimenta municípios esta semana

26 SET 2013 • POR Via Notícias MS • 11h30
Acontecem hoje e amanhã (26 e 27 de setembro), às 19 horas, duas novas etapas do projeto “Educar para Proteger – Sons e Tons de Mato Grosso do Sul”.

A primeira será realizada em Aquidauana, durante a 8ª Feira Histórica, Cultural e Científica da Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade. Terenos será palco de “Uma noite sul-mato-grossense”, ação da Escola Estadual Antonio Valadares no Auditório Municipal Ramez Tebet.

As ações continuam no mês de outubro. A Secretaria Municipal de Educação de Miranda e o Núcleo local da Secretaria Estadual de Educação promovem no dia 30 de outubro, na Praça Central, o 1º Festival de Música Estudantil, que contará com a participação de todas as escolas do projeto Sons e Tons e a participação de músicos do estado.

Desenvolvido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul desde 2009, o projeto Educar para Proteger busca sensibilizar e conscientizar através de ações permanentes a população sobre seu papel direto na preservação do patrimônio cultural e na efetivação de seus projetos culturais.

O Educar para Proteger realiza ações educativas, culturais e palestras em Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.

De acordo com a coordenadora do projeto, pedagoga Maria Christina Félix, a 5ª edição do projeto prioriza a diversidade musical de Mato Grosso do Sul. Conta com o apoio do Iphan-MS (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de músicos e pesquisadores do tema.

Para ampliar a visibilidade do projeto será publicada uma cartilha de Educação Patrimonial, edição 2013, associada a um DVD, demonstrando o sucesso do projeto com as apresentações de canções regionais de autoria dos alunos e músicas que sejam de domínio público, uma forma de reconhecimento para o empenho de todas as escolas envolvidas.

Serviço
Outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do “Projeto Educar para Proteger”, Maria Christina Félix, no 8408-5153 ou ainda pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, pelos telefones 3316-9155 e 3316-9164 ou pelo e-mail mclfs@yahoo.com.br.