Capital recebe 75 geladeiras para armazenar vacinas
Movimento Unidos Pela Vacina, liderado pela Fiems, destinou 289 equipamentos aos municípios
25 MAI 2021 • POR Joilson Francelino • 18h37O prefeito Marquinhos Trad recebeu nesta terça-feira (25) 76 geladeiras para o armazenamento de vacinas contra a Covid-19. Os equipamentos fazem parte das doações do Movimento Unidos pela Vacina, liderado pela FIEMS e pela Energisa. Ao todo, o movimento entrega 289 geladeiras para as Secretarias Municipais de Saúde.
Durante a solenidade de entrega, o prefeito agradeceu ao movimento pelos equipamentos. “A vacina é o método mais eficaz para combatermos essa doença. Por isso, iniciativas como esta, que visam apoiar os municípios para que seja possível ampliar a capacidade de atendimento prestado à população, são extremamente importantes e devem servir de exemplo para todos os setores da sociedade”, disse.
As geladeiras serão destinadas às unidades de saúde da Capital, segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. “Estes equipamentos possibilitarão a ampliação da capacidade de atendimento nas unidades de saúde, além de reforçar os pontos já em operação que funcionam com equipamentos antigos ou caixas térmicas. Além disso, poderão ser utilizados no processo de ampliação, caso haja a necessidade de criamos outros locais exclusivos para a vacinação”, enfatiza.
Campo Grande conta com 72 unidades básicas e de saúde da família sendo que, atualmente, 66 são referenciadas para vacinação.
Para a vacinação de Covid-19, o município implementou mais de 70 pontos de vacinação, incluindo três sistemas drive-thru (Ayrton Senna, Albano Franco e Cassems) e dois centros de vacinação (Guanandizão e Seleta), todos com capacidade diária de 2 mil atendimentos.
Além do prefeito Marquinhos e do secretário José Mauro, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o diretor-presidente da Energisa Marcelo Vinhaes, e do chefe de gabinete da presidência do Sistema Fiems Robson Del Casale, também participaram da solenidade.