Geral

Vídeo - Professor é preso ao se recusar retirar adesivo contra Bolsonaro

Tenente envolvido no caso foi afastado e professor liberado após depoimento

1 JUN 2021 • POR Joilson Francelino, com informações do G1 • 09h16

O professor Arquidones Bites Leão foi preso na segunda-feira (31) depois de se recusar a retirar uma faixa do capo do carro com a mensagem “Fora Bolsonaro Gernocida”, em Trindade – Goiás. O professor que também é secretário estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de Goiás gravou o momento em que foi abordado por dois policiais.

Nas imagens, o militar pede para que Arquidones retire o adesivo do carro citando o artigo 26 da Lei 7.170, a Lei de Segurança Nacional, de 1983, que prevê como crime "caluniar ou difamar o presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação". O professor nega, assista:

Arquidones foi levado para a Polícia Federal, para prestar depoimento e depois liberado. Conforme o G1, a Secretaria de Segurança Pública afastou o policial militar, identificado apenas como tenente Albuquerque.

Em nota, a SSP disse que “ele responderá a inquérito policial e procedimento disciplinar para apuração de sua conduta”. Enquanto isso, o policial poderá exercer funções administrativas.