Bancos fechados e comércio aberto; veja o que abre e fecha no “feriadão”
Atendimento bancário volta ao normal na sexta-feira; órgãos públicos emendam e voltam apenas na segunda (7)
2 JUN 2021 • POR Gabrielly Gonzalez • 09h52Nesta quinta-feira (03) é feriado de Corpus Christi, data celebrada 60 dias após a Páscoa. Apesar de ser um dia celebrado nacionalmente, a data é considerada facultativa, ou seja, fica a critério da empresa se abre ou não.
De acordo com o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Adelaido Vila, todo o varejo de Campo Grande abre (shoppings, lojas de ruas etc). “Diante de todos os fechamentos, interrupções que já vivemos, nós abriremos normalmente”, ressaltou Vila.
Ele também pede que a Agetran, juntamente com o Consórcio Guaicurus, o abastecimento das linhas para que trabalhadores e consumidores possam se descolar até o local desejado.
“Expectativa é muito boa para este dia 3, até porque temos pagamento de folha [Estado e Munícipio], às vésperas da segunda data mais importante do primeiro semestre, que é o Dia dos Namorados. No ano passado, o dia dos namorados superou o Dia dos Pais”, revelou.
Já os bancos, estarão todos fechados amanhã (03), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Expediente voltará ao normal na sexta-feira (04).
De acordo com a Febraban, nos dias em que não houver expediente nas agências, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 3 de junho poderão ser pagas, sem acréscimo, na sexta-feira (4).
Órgãos Públicos Estaduais, como Detran e Rede Fácil de Atendimento também estarão fechados durante a quinta e sexta-feira, devido às comemorações de Corpus Christi, e o ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado.
A parte do Judiciário de MS (Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública) também permanecerá fechada nos dias 03 e 04 de junho em razão do feriado e ponto facultivo, no entanto, plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), também emitiu comunicado ressaltando que, em razão do Feriado de Corpus Christi, não haverá expediente na quinta (3) e sexta-feira (4).
Nestes dias ficarão suspensas integralmente as atividades na Sede, ESA/MS, CAAMS, Coworking, Subseções, salas instaladas nos prédios da Justiça Federal e Tribunal do Trabalho Justiça Comum (Fórum e Juizados).
Os expedientes serão retomados normalmente na segunda-feira (7).