Saúde

Covid: “Vamos buscar socorro em outros estados”, diz Geraldo

Primeiro paciente foi encaminhado para Rondônia na manhã desta quarta-feira

2 JUN 2021 • POR Gabrielly Gonzalez • 10h59

Durante live do boletim epidemiológico desta quarta-feira (02), secretário estadual de saúde, Geraldo Resende informou que Mato Grosso do Sul vai buscar ‘socorro’ em outros estados da federação para ninguém fique desassistido.

“Já tivemos autorização do governador [Reinaldo Azambuja] para termos uma reciprocidade ofertada pelo estado de Rondônia”, disse Resende.

De acordo com o secretário, o primeiro paciente com covid-19, morador de Bonito, já foi encaminhado para Porto Velho, Rondônia. “Aceitamos a possibilidade de ter 10 leitos de UTI disponíveis lá”, ressaltou.

Segundo Geraldo, outros estados também ofertaram ajuda humanitária a MS, como Espírito Santo. No entanto, o secretário disse que o Estado não está descuidando, visto que foram colocados 10 novos leitos em Ponta Porã, 10 em Dourados e há estudos sendo feitos para que sejam abertos mais 10 leitos em Três Lagoas.

Para Campo Grande, o secretário pede a colaboração para novos leitos de UTI sejam abertos no Hospital do Pênfigo.

Em todo o Estado, 278 pessoas esperam por um leito, clínico e UTI. 

Rondônia pediu apoio para Mato Grosso do Sul

Em janeiro, MS ofereceu apoio ao governo de RO para tratamento da covid-19 aqui no Estado. Ao todo, 14 pacientes vieram transferidos de Rondônia, inclusive, o secretário de Saúde de Rolim (RO), Roberto Hidequi Fuji que ficou internado por duas semanas no Hospital Regional de Campo Grande.

Além do Hospital Regional de Campo Grande, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas também foi auxilio para estes pacientes do estado de RO.