MS irá produzir tilápia em lago de hidrelétrica
O estado pode se tornar um dos maiores produtores de peixe do Brasil
5 JUN 2021 • POR Brenda Assis • 10h01Aconteceu nesta sexta-feira (4), a assinatura da autorização para a produção de tilápia em lago da hidrelétrica de Porto Primavera, na cidade de Brasilândia. O documento foi assinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), durante a entrega de casas em Campo Grande. O ato foi feito pelo secretário nacional de Pesca e Aquicultura, Jorge Seif Júnior, junto com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Com esta medida, Mato Grosso do Sul deve ficar entre os cinco maiores produtores de peixe do Brasil.
O secretário Nacional de aquicultura, Jorge Seif, destacou que a medida vai alavancar a produção no Estado, que poderá sair da 11° posição para ficar entre os cinco primeiros. “Mato Grosso do Sul agora vai passar de 60 mil toneladas por ano e vai chegar entre os cinco maiores produtores do País. Isto gera empregos e renda para toda região”.
A ministra Tereza Cristina disse que esta cessão onerosa vai gerar muitos empregos para Mato Grosso do Sul. “Irá ampliar a produção de pescado para uma região importante do Estado, que é a Costa Leste. Isto representa desenvolvimento da economia local”.
O governador Reinaldo Azambuja ressaltou que a liberação de área federal permite que a iniciativa privada utilize a lâmina d´água que é abundante no MS, para ampliar a produção de tilápia no Estado. “Podemos sair de 19 mil toneladas, para mais de 60 mil toneladas. Isto gera empregos, crescimento econômico e oportunidades”.
Expansão
O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, disse que a medida vai desenvolver ainda mais a produção de peixe no Estado, sendo autorizado nesta primeira assinatura o uso de mais de 120 hectares que são de domínio da União.
“Foram autorizados mais de 120 hectares, podendo a chegar a 500 hectares para produção. Isto representa empregos na região, aumento da produção e ainda consolida a nossa meta, que é final de todo este processo estar entre os cinco maiores produtores de peixe do País”, descreveu o secretário.
Verruck destacou que esta evolução no setor tem relação direta com o programa estadual “Propeixe”, que tem o objetivo de aumentar a produção e exportação do produto no Estado. O programa ainda prevê o apoio à viabilidade de crédito e recursos financeiros ao setor e premiação para aos produtores.