Esportes

Cruzeiro rejeita rótulo de invencível, mas admite que é difícil de ser batido

3 OUT 2013 • POR Via Uol • 10h09
Everton Ribeiro vê Cruzeiro feliz, mas sem euforia, e no rumo certo em busca do título. (Foto: Washington Alves/Textual)
Líder do Brasileiro com 11 pontos de vantagem sobre o Grêmio, segundo colocado, o Cruzeiro adota o discurso 'pés no chão' de que ainda não ganhou nada, mas, em suas entrevistas, os atletas deixam escapar a convicção de que bater esse time nesta competição não será tarefa fácil.

"Não tem time imbatível, mas tem time muito difícil de ser batido e é o nosso, pela entrega que temos, pela responsabilidade com que encaramos cada partida e temos de continuar assim. Cada jogo é uma batalha, é preciso continuar nessa sequência, estamos no caminho certo", disse o meia Everton Ribeiro.

O volante Nilton também reforça a tese de que parar o Cruzeiro no Brasileirão deste ano exigirá bastante esforço dos adversários. "Para ganhar da nossa equipe o adversário tem de correr muito, marcar e contar um pouco com a sorte", destacou.

Segundo Nilton, o Cruzeiro é um time equilibrado, forte no ataque e na defesa. "A nossa marcação começa no ataque e facilita para o meio de campo conseguir roubar a bola", comentou o volante. "Todos têm participação, eu Lucas Silvam Willian, Everton (Ribeiro), Ricardo (Goulart), o Borges, volta para marcar", analisou.

Os jogadores do Cruzeiro demonstram entrosamento dentro e fora de campo. O discurso afinado é que o título a cada rodada se torna mais real, mas ainda falta muito para conquistá-lo.

De acordo com Everton Ribeiro, há motivo para felicidade e não para euforia. "Estamos contentes, felizes, mas não tem nada ganho. Só vamos parar de correr quando chegar o último jogo, então, vamos dar o máximo a cada jogo, enfrentar como batalha, dando sempre um passo a mais em busca do título", enfatizou.

Indagado se o Cruzeiro está com "pinta de campeão", o atacante Willian repetiu a expressão "caminho certo", que surge como uma espécie de mantra na voz dos jogadores celestes.

"Posso dizer que estamos no caminho certo, manter respeito, dentro de campo nos impor e mostrar porque a gente é o líder, abrir vantagem e no final do campeonato concretizar", observou Willian.

"Sabemos que não conquistamos nada ainda, mas estamos no caminho certo, respeitando os adversários, com pés no chão", endossou o atacante Borges. Os jogadores cruzeirenses evitam fazer contas e até mesmo comentar estimativas de especialistas sobre o número de pontos ainda necessário para chegar ao título.

Os atletas cruzeirenses preferem recorrer ao discurso do respeito a qualquer adversário e à necessidade de se pensar "rodada a rodada". "O objetivo é o título e a gente sabe que ainda falta muito, não ganhamos nada ainda, mas com um passo de cada vez podemos chegar ao esperado título que a torcida tanto deseja", afirmou Vinícius Araújo, demonstrando que 'jovens e veteranos' estão afinados em suas falas.

Após a goleada sobre a Portuguesa, por 4 a 0, na noite de quarta-feira, no Mineirão, o Cruzeiro chegou a 56 pontos, aproveitamento de 75%. São 17 vitórias celestes contra 13 do Grêmio, o segundo colocado, com 45 pontos. A equipe de Marcelo Oliveira marcou 54 gols e sofreu 20, com saldo de 34. No domingo, o time cruzeirense visita o Náutico, na Arena Pernambuco.