Saúde

MS terá mais de 150 mil doses da Janssen

Azambuja afirmou nesta manhã que pediu para o ministro da Saúde por mais vacinas para o Estado, pois ainda não é suficiente devido ao colapso de MS

11 JUN 2021 • POR Gabrielly Gonzalez • 09h29

Na noite de quinta-feira (10), o presidente da Cosems-Ms*, Rogério Leite, informou, por meio de um vídeo aos secretários municipais, que o pedido para que as 3 milhões de doses da Janssen venha para Mato Grosso do Sul, foi negado. No entanto, foram informados que 5% do lote que chega ao Brasil deve vir para o Estado.

“Após a reunião informaram não ser possível o atendimento ao pleito iniciado pelo Cosems, devido a pactuação feita pela CIT [Comissão Intergestores Tripartite], com participação de Estados, Municípios e Ministério da Saúde, mas 5% do total recebido será destinado a população sul-mato-grossense. A distribuição aos municípios será pactuada com o Estado, durante reunião da CIB, com todos os gestores”, revelou Leite.

Agora, MS deve receber em torno de 150 mil doses da vacina da Janssen. Na manhã de ontem (10), os senadores do Estado, Nelsinho Trad, Simone Tebet e Soraya Thronike estiverem com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga pleiteando mais do que as 38,4 mil que estavam previstas.

Em um vídeo divulgado para a imprensa, eles afirmaram que estavam confiantes que o excedente das vacinas chegasse a Mato Grosso do Sul.

A deputada federal, Rose Modesto, pontuou como a força da sociedade, poder público e entidades civis teve resultado para o quantitativo que vem ao Estado. “Pedimos tanto, lutamos tanto, oramos tanto e agora MS vai receber 150 mil doses da vacina da Janssen para imunizar a população”, ressaltou.

Na manhã desta sexta-feira (11), o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja afirmou que pediu ao ministro da Saúde por mais vacinas para MS. “Vivemos uma emergência, temos fronteiras abertas e um índice elevado de circulação viral que o nosso sistema hospitalar não suporta atender. Ele aumentou as doses, mas ainda não é suficiente. Vamos continuar insistindo, cobrando, pedindo... porque vacina é a chave que abre a porta para voltarmos à normalidade”, escreveu em suas redes sociais.

*Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul