Saúde

Covid: Campo Grande pode baixar vacinação para pessoas de 40 anos

Município tem expectativa de receber 38 mil doses da Janssen

16 JUN 2021 • POR Matheus Rondon com informações da assessoria • 17h50

Campo Grande aguarda o recebimento de vacinas da Janssen para ampliar a vacinação da população contra a Covid-19. A expectativa é de que a capital receba ao menos 38,4 mil doses do imunizante, para vacinar pessoas de 40 a 49 anos, conforme sinalizado pelo ministro da Saúde, Marcelo Gueiroga, em reunião realizada na última semana com o secretário municipal de Saúde José Mauro Filho.

De acordo com ofício nº 646/2021 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (CGPNI/DEIDT/SVS/MS), datado do dia 9 de junho,  a orientação é para que a remessa de 3 milhões de doses do imunizante adquiridas pelo ministério seja destinada exclusivamente para capitais, dado o quantitativo limitado a ser distribuído e agilidade necessária à execução do total distribuído para evitar vencimento da vacina.

 Atualmente, o município está vacinando pessoas com 50 anos sem comorbidades e poderia avançar até pessoas com 40 anos.  O município chegou a 37.09% de toda a população vacinada com a primeira dose, índice superior a média de Mato Grosso do Sul, 36,32%, e Nacional, 25,79%, conforme dados extraídos das plataformas abertas para consulta disponibilizadas à população.  Em relação a segunda dose, a Capital tem 15.19% da população imunizada.

Ao todo, 336.077 pessoas foram vacinadas em Campo Grande, sendo que 137.604, já completaram o ciclo vacinal, ou seja, receberam a segunda dose, totalizando 473.681 doses aplicadas.