Internacional

Vídeo: elefante invade cozinha de residência atrás de comida na Tailândia

Não é a primeira vez que Boonchuay, o elefante, visita a vila

22 JUN 2021 • POR Sarah Chaves, com informações do The Guardian • 11h29

Um elefante causou tumulto em uma residência na última semana, na Tailândia, ao invadir a cozinha da casa em busca de comida. A moradora, Ratchadawan Puengprasoppon, assustada se deparou com a cabeça do animal dentro do cômodo.

O elefante parecia estar procurando algo para comer ao vasculhar baús, gavetas da cozinha e causar uma bagunça no local. Enquanto Ratchadawan, sem saber o que fazer, filmava o episódio em seu telefone, o animal mastigava um saco plástico. Confira o vídeo compartilhado pelo jornal britânico The Guardian:

Não é a primeira vez que Boonchuay, o elefante que mora no Parque Nacional Kaeng Krachan, visita a vila de Chalermkiatpattana. “Eles sempre vêm quando há o mercado local porque podem sentir o cheiro de comida ”, disse Itthipon Thaimonkol, superintendente do parque ao The Guardian.

A mídia tailandesa reforçou que em uma dessas outras ocasiões da visita do mesmo elefante à casa de Ratchadawan, ele deixou um prejuízo de quase 1.140 euros. Mas existe um esforço coletivo entre voluntários da comunidade local e oficiais do parque nacional em monitorar esses elefantes e levá-los de volta para a floresta.

Recentemente, na China, uma manada de elefantes viajou por 15 meses longe de seu habitat natural, comendo campos inteiros de milho e destruindo celeiros pelo caminho. As autoridades despacharam centenas de pessoas e implantaram drones para tentar rastrear a jornada do rebanho. Estudiosos têm associado o desmatamento nas florestas da Ásia ao maior risco de incidentes envolvendo elefantes e povoados.

“Essas incidências estão aumentando na Ásia e é provavelmente devido a uma diminuição nos recursos disponíveis e um aumento no impacto humano no habitat dos elefantes”, comentou dr. Joshua Plotnik, professor assistente no Hunter College City University of New York, que estuda a população de elefantes no santuário Salakpra Wildlife em Kanchanaburi, oeste da Tailândia, em declaração para o The Guardian.

“Se você não atender à necessidade dos elefantes por comida, água e outros recursos em seu habitat natural (ou garantir que eles os tenham em outro lugar), eles encontrarão maneiras de contornar os impedimentos e acessar vilas ou campos de cultivo em busca desses recursos", completou.