Saúde

Estado receberá 105 mil vacinas contra a Covid-19

Expectativa é que, até sexta, 200 mil doses da Janssen cheguem ao MS

22 JUN 2021 • POR Matheus Rondon • 18h31

O Governo Federal encaminha nesta semana novo lote com 105.090 doses de vacina contra Covid-19. A remessa é composta por 48.600 da Coronavac, 37.440 da Pfizer e 19.050 da Janssen. A Secretaria de Estado de Saúde aguarda informações do Ministério da Saúde sobre a data de envio dessas doses.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, as doses recebidas são importantes para continuar o esquema vacinal da população. “Mato Grosso do Sul tem sido exemplo para o país tanto distribuição quanto na aplicação da vacina contra a COVID-19”.

A quantidade que cada município irá receber será definida com todas as Secretarias Municipais de Saúde em reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e publicado no Diário Oficial do Estado.

Janssen - O  presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems), Rogério Leite, afirmou nesta terça-feira (22), que o Estado deve receber até sexta-feira (25), cerca de 200 mil doses da vacina da Janssen. O lote com 1,5 milhão de doses da Janssen, com esquema de dose única (0,5 ml), chegaram ao Brasil nesta manhã. 

"Dessas doses, 5% da reserva pleitado pelo Estado, será frisado para as cidades das fronteiras. Pleiteamos 152 mil doses, os 5% [dos 3 milhões que o Brasil deve receber] e tem a possibilidade de aumento de 50 mil doses, então é provável que venha até 200 mil doses, que dá pra imunizar todas as cidades de fronteira internacional. Esse corredor é importante para a gente, igual em São Luis (MA), o acesso da primeira variante, a delta, foi por uma cidade de fronteira.", disse Rogério.

Campo Grande tem expectativa de receber ao menos 38,4 mil doses, sendo possível imunizar pessoas de 40 a 49,  conforme sinalizado pelo ministro da Saúde, Marcelo Gueiroga, em reunião realizada na última semana com o secretário municipal de Saúde José Mauro Filho.

A orientação da Saúde é para que a remessa de 3 milhões de doses do imunizante adquiridas seja destinada exclusivamente para capitais, dado o quantitativo limitado a ser distribuído e agilidade necessária à execução do total distribuído para evitar vencimento da vacina, que estava datado para 27 de junho, mas houve uma estensão na data de validade.

“Nós achávamos que pela primeira informação que tivemos do laboratório, que a data de vencimento seria em 27 de junho, teremos um prazo estendido de um mês, aprovado tanto pela Anvisa, quanto pelo laboratório, para que a gente faça o uso da vacina com segurança", disse.