Política

Veja os mais votados da lista tríplice do Ministério Público para ocupar a PGR

Lista será encaminhada ao presidente Bolsonaro, que não é obrigado a seguir indicações e pode reconduzir Aras ao cargo

23 JUN 2021 • POR Gabrielly Gonzalez • 10h53
Subprocuradores-gerais da República Mario Bonsaglia, Luiza Frischeisen e Nicolao Dino - PGR e ANPR

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou na terça-feira (22) os três nomes mais votados para serem indicados a sucessão de Augusto Aras na chefia da Procuradoria-Geral da República. A lista tríplice será entregue ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) até o dia 2 de julho como uma sugestão, já que o presidente não é obrigado seguir a indicação dos procuradores e ainda pode reconduzir Aras ao cargo por mais dois anos. 

Desta vez, os três nomes mais votados foram:

Luiza Frischeisen (647 votos); Mario Bonsaglia (636 votos); Nicolao Dino (587 votos). 

Embora o presidente da República não tenha a obrigatoriedade de indicar um nome da lista tríplice, a prática era considerada uma tradução e vinha sendo seguida desde 2003 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Em 2019, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro ignorou a lista e indicou Augusto Aras ao cargo de Procurador-Geral da República, em substituição a Raquel Dodge. 

Cabe ao PGR investigar crimes comuns e de responsabilidade que sejam competência do Supremo Tribunal Federal, o que inclui o presidente da República, ministros de estado, deputados federais e senadores, além do vice-presidente da República.