Cidade

Bombeiros planejam 500 ações para prevenção de incêndios

De abril a maio foram 226 atividades de prevenção nas propriedades rurais

24 JUN 2021 • POR Juliana Alves • 16h52
Os militares estão se preparando para a temporada de queimadas no estado - Reprodução/CBMMS

O Corpo de Bombeiros está executando diversas ações preventivas de combate a incêndio florestal no estado, somente para o mês de julho estão previstas 500 atividades que devem focar em propriedades rurais, Parques Estaduais e zonas de amortecimento. De 14 de abril a 31 de maio deste ano, as guarnições de combate a incêndio florestal executaram 226 atividades.

A instituição vem se preparando para melhorar a velocidade de atendimento em casos graves, como por exemplo os incêndios que assolaram o Pantanal em 2020. Foi elaborado um Plano de Chamada estruturado em 3 níveis de acionamento, com capacidade de mobilização de aproximadamente 303 militares em 1ª chamada.

Segundo o Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Hugo Djan Leite, entre as ações realizadas, foi feito mapeamento de estradas e acessos, aceiros, orientação nas propriedades rurais, vistoria em pontes de madeira, verificação de pista de pouso e fontes de captação de água.

“O Meio Ambiente é também uma das nossas prioridades. (...) Estamos preparados para a temporada de incêndios florestais”, disse o Comandante-Geral.