Saúde

Geraldo diz que 40% da fronteira foi vacinada e admite problemas

Secretário informou que 20 mil doses da Janssen serão remanejadas para os outros 66 municípios; 7.450 mil serão destinadas para a Capital

5 JUL 2021 • POR Gabrielly Gonzalez e Marcos Tenório • 09h06

Na manhã desta segunda-feira (5), o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende acompanhou a distribuição das vacinas contra covid-19 aos 79 municípios, na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Ceve) e contou, durante coletiva, como está a imunização nas 13 cidades de fronteira, onde foram distribuídas 165.500 mil para um estudo em massa em MS.

De acordo com o Secretário, 52 mil pessoas já foram vacinadas com a dose única da vacina Janssen, um pouco mais de 40% da população. “Quinta-feira faremos um levantamento para ver quanto [da população] foi vacinada e se precisar vamos construir uma estratégia para que ninguém acima de 18 anos fique sem vacina”, garantiu.

Segundo Geraldo, há uma resistência por parte da população, principalmente dos indígenas e pessoas que acabam acreditando em notícias falsas veiculadas e acabam não se vacinando.

Resende também informou que já se sabe que um quantitativo de 20 mil doses da Janssen será remanejado para outros 66 municípios do Estado. Para a Capital, serão 7.450 mil doses.

Ponta Porã, Corumbá, Sete Quedas e Mundo Novo foram os municípios que mais vacinaram nestes três dias. Já Paranhos, Coronel Sapucaia e Japorã tiveram baixa procura para a imunização.

As vacinas que estão indo para os 79 municípios hoje são destinadas a dose 2, para completar o ciclo vacinal. Os quantitativos de doses a serem enviadas aos municípios são calculados, proporcionalmente, de acordo com as respectivas estimativas populacionais dos grupos por faixa etária, compreendidos entre 15 a 59 anos de idade, constantes no banco de dados do DATASUS.