Política

Maioria dos brasileiros já defende impeachment de Bolsonaro, diz Datafolha

10 JUL 2021 • POR Sarah Chaves com informações do G1 • 17h51
EVARISTO SA/AFP via Getty Image

Divulgado neste sábado (10) pelo jornal "Folha de S.Paulo", um levantamento do Instituto Datafolha ponta que, pela primeira vez, a maioria dos brasileiros defende abertura de processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na última pesquisa, feita em 11 e 12 de maio, os pró-impedimento eram 49%, mas estavam empatados tecnicamente com os contrários à iniciativa, que chegavam a 46%. Na ocasião, 4% não sabiam.

Veja os números:

54% são a favor do processo de impeachment na Câmara dos Deputados 42% são contrários à abertura do processo 4% não sabem

Foram ouvidos de forma presencial 2.074 brasileiros maiores de 16 anos, de todas as regiões, nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O Instituto Datafolha começou a questionar os entrevistados sobre o tema em abril de 2020. Pela primeira vez, o número de favoráveis ao processo ultrapassou os contrários.

Na última semana, outra pesquisa do Datafolha mostrou que a reprovação ao governo Jair Bolsonaro chegou a 51%, a pior marca registrada desde o início do mandato do presidente, em janeiro de 2019. Eram 45% no levantamento anterior, em maio. Outros 24% aprovam a gestão de Bolsonaro, mesmo índice de maio. Os que consideram a gestão do presidente regular caíram de 30% em maio para 24% na pesquisa divulgada na última quinta-feira (8).

Os resultados aparecem no momento em que a CPI da Covid investiga irregularidades, cobrança de propina e negociações paralelas para compra de vacinas. Bolsonaro virou alvo de um inquérito, no qual a Procuradoria Geral da República investiga se ele recebeu denúncia de problemas e deixou de tomar providências, o que se enquadra no crime de prevaricação.

'Superpedido' de impeachment

No dia 30 de junho, partidos políticos, parlamentares, movimentos sociais e entidades da sociedade civil protocolaram um "superpedido" de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O documento foi assinado por 45 pessoas e reúne argumentos apresentados em outros 123 pedidos de impeachment já apresentados à Câmara. O texto atribui a Bolsonaro 23 crimes de responsabilidade.