Educação

Moreninhas será sede do Campus II da UEMS

Eduardo Riedel disse que ação representa a descentralização da educação de qualidade

12 JUL 2021 • POR Matheus Rondon, com informações da assessoria • 16h56
Secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel - Reprodução

Durante visita técnica à Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, no Moreninhas, o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, apresentou a infraestrutura da instituição visando utilizá-la como polo do Campus II da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no período noturno. A unidade passou por reforma completa em 2018 e hoje atende mais de 330 estudantes estudantes matriculados no Ensino Médio Integral, Cursos de Qualificação e Cursos Integrados ao Médio.

“É um poder de transformação. Parece um gesto pequeno mas traduz a força do ensino na trajetória pessoal. Em pouco tempo, o Governo do Estado entregou a sede da UEMS, priorizando a qualidade e de forma totalmente estruturada em Campo Grande e agora estamos aqui no Moreninhas para inaugurar esta nova estrutura e aproximar o acesso ao ensino superior aos moradores deste bairro”. Disse.

Para Riedel, a ação representa a descentralização da educação de qualidade e que este é o caminho transformador para a sociedade. “Este é o pilar do desenvolvimento. Trazer uma sede da UEMS para as Moreninhas é mostrar aos jovens desta comunidade que é possível sonhar e realizar através do ensino superior, conseguir uma profissão e crescer. O crescimento individual é o crescimento do Estado”. Explicou.

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, destacou que a medida é também um estímulo a todos os integrantes da instituição. “Estamos falando com o coração. É muito importante o apoio do Governo do Estado a este projeto. Vamos lutar para o quanto antes realizar este sonho”, ressaltou.

A secretária de Educação Cecilia Mottare, forçou que a iniciativa vai beneficiar toda a região. “Os estudantes daqui não terão mais que se deslocar para tão longe a fim de terminar os estudos. É uma região que já conta com a oferta da Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Médio Integral, Profissional e o que estava faltando para a região era uma universidade. Quero agradecer muito ao reitor da UEMS, professor Laércio, e também ao governador Reinaldo, por essa possibilidade nessa região da cidade”. Comemorou.

 A iniciativa atende ao pedido de acadêmicos das Moreninhas que reclamam das dificuldades em frequentar as aulas no campus da UEMS (saída para Rochedo) devido à distância.

De acordo com a UEMS a iniciativa não implica na contratação de novos professores e será realizado um estudo com a comunidade escolar para conhecer a demanda e avaliar quais cursos podem ser oferecidos no local (por módulos).