Cidade

Passe Social poderá ser feito em 21 polos do Cras na capital

A concessão do passe é para pessoas com HIV, renais crônicos e ostomizados

16 JUL 2021 • POR Sarah Chaves com informações da Assessoria • 10h32

Os 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) distribuídos nas sete regiões da Capital, incluindo o Distrito de Anhanduí, já estão aptos a realizar a partir desta sexta-feira (16), o cadastramento e atendimento aos beneficiários do Passe Social.

Antes o serviço, era realizado apenas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), no bairro Amambaí. Para que o atendimento também pudesse ser feito pelos Cras, a SAS, por meio da Gerência de Gestão de Benefícios Socioassistenciais, promoveu uma capacitação para mais de 50 assistentes sociais e psicólogos que compõem a equipe técnica dos Centros de Referência de Assistência Social.

Além da solicitação, o processo de renovação do benefício também poderá ser feito nos Cras. Apenas as recargas do cartão utilizado no transporte público continuarão sendo realizadas na sede da SAS e para isso o beneficiário deve ir apenas uma vez por mês até a secretaria.

A assistente social Luana Benitez de Carvalho, do Cras Estrela Dalva, disse que os usuários que utilizam o Passe Social já são acompanhados pelas equipes das unidades, mas a possibilidade de realizar o processo de requisição do benefício no próprio Cras vai estreitar esse acompanhamento. “Além da pessoa não precisar se deslocar tão distante de sua moradia, o fato de vir até a unidade vai fortalecer ainda mais o vínculo com os profissionais do Cras”, pontuou.

Legislação

O Passe é fornecido todo mês pela Prefeitura de Campo Grande à pessoas com HIV, renais crônicos e ostomizados que utilizam o transporte público para tratamento de saúde e se enquadram no perfil exigido pela legislação. Para solicitar o benefício, é necessário apresentar laudo médico, RG, CPF e comprovante de residência, além de ter uma renda per capta de até 1 salário mínimo mensal. No total, 860 pessoas são beneficiadas com o Passe Social no município.