Cultura

Projeto de restauração da Igreja da Tia Eva foi entregue hoje

O investimento no projeto soma R$ 450 mil do Governo do Estado

16 JUL 2021 • POR Juliana Alves • 15h40

Foi entregue nesta sexta-feira (16) Projeto de Restauração da Igreja da comunidade Tia Eva (localizada em Campo Grande) e requalificação do seu entorno imediato foram apresentados à comunidade. Os investimentos do Estado são de R$ 450 mil, por meio do programa Retomada MS.

O projeto é resultado da parceria entre estado e município, e teve a participação direta da comunidade, dos órgãos de preservação da Sectur/PMCG e da FCMS, além dos Conselhos de Patrimônio Cultural.

Bisneta de Tia Eva, Adair Jerônima da Silva afirma que a reforma da Igreja, com o novo projeto entregue, vai trazer mais força para a comunidade: “A gente está sendo bem visto aqui. Estão olhando para nós” disse feliz Adair.

A igreja da Comunidade Tia Eva foi fundada pela ex-escravizada Eva Maria de Jesus, em 1919, como promessa após ser curada de uma grave doença. Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva que abrigam o local desde 1905. Em 1996, a igreja foi tombada pelo município. No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o tombamento definitivo como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul.