Agronegócio

Senar/MS forma 2ª turma do Curso Técnico em Agropecuária

Mais 32 novos profissionais já estão habilitados para o mercado de trabalho

29 JUL 2021 • POR Mériele Oliveira, com informações da assessoria • 16h56
Formandos têm perspectiva de melhora na vida profissional - Assessoria Sistema Famasul

Na manhã desta quinta-feira (29) o Sistema Famasul e o Senar/MS formaram 32 alunos do curso Técnico em Agropecuária em cerimônia online transmitida do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte. O evento também contou com a inauguração do do projeto "Campo de Excelência", que é um espaço destinado a atividades práticas, pesquisas e estudos agropecuários.

“Produtores rurais extremamente atualizados que buscam inovações tecnológicas e demandam cada vez mais a comunidade científica. Esta é a realidade do mercado. Paralelo a isso, a necessidade de cada vez mais profissionais capacitados com perfil de quem atua para a evolução do campo. Reforço aqui que 78% dos alunos que recebem hoje o certificado de conclusão, já estão atuando na área", ressaltou o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

Para o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Antônio Rosa, todo o avanço que o Brasil teve nas últimas décadas foi possível por causa do trabalho do produtor rural aliado à ciência. “O mundo está de olho no Brasil. O país fez uma revolução, saiu de uma situação de insegurança alimentar, quando não havia carne para alimentação, e passou a maior exportador mundial depois de abastecer o mercado interno. Não tem segredo. Isso aconteceu com a ciência aplicada pelo produtor rural. A agropecuária não para de produzir e não para de inovar”, pontuou.

“Aqui, conseguimos juntar a prática com teoria, para que você se tornasse um técnico diferenciado. Vocês têm um compromisso: levar esse conhecimento adquirido ao campo, e contribuir para o avanço de nossos produtores rurais”, enfatizou o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara.

Desde 2018 foram ofertadas 580 vagas para o curso de Técnico em Agropecuária em cinco processos seletivos, com 2.333 inscritos e concorrência de 4,02 por vaga. A turma formada hoje iniciou as aulas em 2019 e teve concorrência de 6,4 candidatos por vaga. Em 2021 a concorrência foi ainda maior, com 7,4 candidatos por vaga.

“A cada ano temos novos profissionais capacitados e preparados para o mercado sul-mato-grossense e nacionalmente, pois sabemos de alunos que foram para outras localidades e desempenham com êxito sua função.”, ressaltou o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Mais da metade dos formandos já atuam no mercado de trabalho e avaliam o impacto do curso na vida profissional como positivo, já que podem influenciar no aumento da renda mensal e maior facilidade de recolocação no mercado de trabalho.

Para integrar as atividades teóricas e práticas do curso com a realidade do mercado de trabalho, foi lançado em 2019 o Programa de Estágio. Com mais de um ano de vigência, o programa encaminhou cerca de 40 estagiários para empresas, propriedades rurais e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).