Justiça

Bares e restaurantes aderem à campanha do MPMS contra o feminicídio

Abrasel fez a ponte entre MPMS e estabelecimentos

30 JUL 2021 • POR Mériele Oliveira, com informações da assessoria • 15h22
Cartazes serão fixados nos bares com informações da campanha - Ministério Público

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul lançou a campanha "Feminicídio: não faça parte da estatística" e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul fez a ponte com os comerciantes, no intuito de ampliar a visibilidade da campanha por meio de cartazes fixados nos estabelecimentos.

A finalidade da iniciativa é incentivar mulheres e buscar ajuda ao menor sinal de alerta de relacionamento abusivo. A campanha teve início no dia 1º de junho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, encabeçada pela promotora de justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani. 

Para a Promotora "É necessário diversificar os meios de atingir e interagir com as mulheres que potencialmente podem sofrer violência doméstica. É também bastante comum as brigas entre casais começarem em bares, restaurantes e terminarem em casa, então se forem impactadas nestes estabelecimentos, pode ser um aviso que evitará uma tragédia".

Estatísticas 

Mais de 500 ocorrências de feminicídio foram registradas em Mato Grosso do Sul, desde 2015, de acordo com o MPMS. Os esforços do MPME visam justamente combater esses números por meio do alerta a todas as mulheres que venham a se sentir ameaçadas de alguma forma, que estiverem em relacionamentos abusivos, forem agredidas, para que procurem a Casa da Mulher Brasileira, a Promotoria de Justiça ou, ainda, em caso de emergência, que acionem o 190.

Denúncias

Denúncias de violência doméstica podem ser feitas em qualquer Delegacia, com o registro de um boletim de ocorrência, ou pela Central de Atendimento à Mulher, por meio do 180, de forma anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país.