Hospital Regional usa container para cadáveres desde abril
Com câmara quebrada, aluguel de container foi necessário
31 JUL 2021 • POR Mériele Oliveira • 10h41Desde abril deste ano, o HR usa um container alugado para armazenar cadáveres, já que a câmara mortuária do hospital, que tem capacidade para oito corpos, está com capacidade para apenas quatro.
Uma licitação foi aberta em setembro do ano passado, com o objetivo de adquirir 10 novas câmaras com capacidade para dois corpos cada, mas não houve sucesso e, até o momento, não foi aberta uma nova. Nesse meio tempo, a solução encontrada foi o aluguel de um container, com contrato válido até outubro de 2021, ao custo toal de R$ 12 mil.
O problema também ocorreu no ano passado, quando houve aumento de mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus, e o hospital passou a usar container para o mesmo fim. Entretanto, o problema se repete porque, além do índice de óbitos ainda estar consideravelmente alto, a câmara também está quebrada e com funcionamento parcial.
De acordo com a assessoria do HRMS, a solução é necessária diante das atuais circunstâncias, onde o número de mortes está acima do normal, até que se faça a aquisição de nova câmara mortuária.