Esportes

Trio do G-4 ganha torcida extra na Copa do Brasil por 5ª vaga da Libertadores

23 OUT 2013 • POR Via Uol • 11h48
Grêmio, do atacante Kleber, é um dos times que terá força extra nesta quarta-feira na Copa do Brasil. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Corinthians, Internacional e Flamengo podem ir se preparando. Eles serão 'secados' por torcedores do Brasil inteiro durante os seus jogos desta quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil. E isso acontecerá por um simples conflito de interesses envolvendo seus rivais, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo, respectivamente, e as equipes com chances de chegar ao G-4 do Brasileirão e que sonham remotamente com uma vaga na Copa Libertadores de 2014.

O Corinthians enfrenta o Grêmio, segundo colocado no Brasileirão. O Inter mede força com o Atlético-PR, que ocupa o terceiro posto na tabela. Já o Flamengo fará um clássico com o Botafogo, atual quarto colocado. Caso um destes times do G-4 avance e posteriormente vença a Copa do Brasil, uma nova vaga para a Libertadores se abriria para o quinto colocado do Nacional (ou até mesmo para o sexto, caso seja o Atlético-MG a ocupar tal posição, já que o Galo é o último campeão do torneio continental e tem vaga assegurada).

Eis a lista dos times que mais se beneficiariam com a vitória dos times do G-4 na Copa do Brasil: Goiás, Vitória, Santos, São Paulo e Portuguesa. Estes estão na faixa intermediária do Brasileirão e ainda têm chances de buscar a quinta colocação.

Dos times que sonham com a quinta (ou sexta) vaga, o Goiás é o que está mais próximo. Além de já ser o quinto colocado do Brasileirão, o alviverde goiano ainda está vivo na Copa do Brasil e enfrentará o Vasco na quinta-feira, fora de casa. No jogo de ida venceu por 2 a 1. Em tese, depende só dele e ainda pode frustrar os 'secadores' de plantão.

Vitória e Santos são os mais próximos da zona de classificação (depois do Goiás) e por isso não hesitarão em torcer contra Corinthians, Internacional e Flamengo, pois tais resultados os beneficiariam. A Portuguesa está mais distante, mas não tem mais nada a perder. Quanto mais times do G-4 na semifinal da Copa do Brasil, maior a chance de um deles ser o campeão e, assim, sobrar a tão sonhada vaga para um desses times.

Corinthians, Internacional e Flamengo também estão na jogada. Evidentemente, não torcerão contra si mesmos na Copa do Brasil, entretanto, uma derrota do rival seria muito bem-vinda caso uma futura eliminação na Copa do Brasil ocorra e a equipe dependa de uma vaga pelo Brasileirão.

Copa Sul-Americana: o fator 'complicador'
Além do Goiás, o São Paulo é outro time que pode 'destruir' o sonho dos 'secadores'. Apesar de também torcer para os times do G-4 vencerem a Copa do Brasil, já que também pode se classificar pelo Brasileirão, o tricolor do Morumbi ainda está vivo na Copa Sul-Americana.

Caso uma equipe brasileira vença a competição, ela se garante na Libertadores e, de quebra, 'tira' uma vaga que seria destinada ao quarto colocado do Brasileirão.

O São Paulo enfrenta a Universidad do Chile nesta quarta-feira no jogo de volta das oitavas de final da Sul-Americana. A primeira partida, no Morumbi, terminou empatada por 1 a 1. Ponte Preta, Coritiba, Bahia e Sport são as outras equipes do Brasil ainda vivas no torneio.

Panorama da Copa do Brasil
A Copa do Brasil dá uma uma única vaga para a Libertadores da América. O campeão está automaticamente classificado.

Na briga pelo título estão oito equipes que já se enfrentaram no jogo de ida das quartas de final e agora farão as partidas da volta, invertendo os mandos de campo.

De acordo com o site Chance de Gol, o Botafogo é o favorito para o título da Copa do Brasil, com 23,9% de chances. Por outro lado, o Vasco é apontado como zebra e tem apenas 2,4%.

Panorama do Brasileirão
Inicialmente, o Brasileirão dá três vagas diretas para a Libertadores para os três primeiros colocados. O quarto colocado se classifica para a pré-Libertadores e tem que vencer uma espécie de repescagem para chegar até a fase de grupos da competição.

O Atlético-MG, por ser o último vencedor continental, já tem a sua vaga assegurada na próxima edição. Além disso, o campeão da Copa do Brasil também ganha tal direito. Dessa forma, caso ambas as equipes fiquem na parte de cima da tabela, o quinto e sexto colocados ganham a passagem para a Libertadores.

Com a tabela atual após a 30ª rodada, o líder Cruzeiro está cada vez mais próximo do título e já tem vaga garantida na Libertadores. Os times do G-4 (Grêmio, Atlético-PR e Botafogo) também têm chances muito grandes de classificação.