Saúde

Estudos de vacinação em massa já apresentam resultados positivos

Queda nos números foi percebida principalmente nos óbitos

4 AGO 2021 • POR Mériele Oliveira, com informações da assessoria • 16h39
Sete cidades de MS zeraram as mortes por Covid na última semana - Foto: Frederic J. Brown/AFP

O estudo de vacinação em massa iniciado em 13 cidades de Mato Grosso do Sul há pouco mais de um mês começa a dar resultados, e sete dessas cidades já não tem mais óbitos por Covid desde a última semana.  De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), as cidades de Antônio João, Bela Vista, Caracol, Japorã, Ladário, Mundo Novo e Porto Murtinho mantiveram as mortes zeradas por sete dias. Outras cidades do estado ainda registram mortes por Covid-19, mas os números estão em queda.

Na live desta manhã (4), o secretário de saúde, Geraldo Resende, comentou sobre as diferenças já perceptíveis nos números de novos casos, internações e óbitos na região de fronteira, mas afirma que será possível ter uma ideia melhor com a finalização do levantamento dos 13 municípios alvos do estudo. De acordo com os resultados parciais dos estudos, divulgados na semana passada, já houve queda de mais de 60% nos novos casos de covid na região de fronteira.

A vacina utilizada no estudo foi a americana Janssen, que é de aplicação única. Os estudos foram conduzidos por  Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e das universidades Stanford, Yale e Miami (EUA).