Esportes

Brasil vence fácil a Coreia e vai à final do vôlei feminino contra EUA

Doping de Tandara não atrapalhou o desempenho das atletas brasileiras

6 AGO 2021 • POR Marcos Tenório • 10h12
Toru Hanai/Getty Images

A notícia do doping de Tandara, do vôlei feminino, horas antes de iniciar a semifinal contra a Coreia do Sul, não atrapalhou o desempenho das jogadoras que venceram com facilidade. Sem tomar conhecimento das rivais, o Brasil venceu por 3 sets a 0, com a mesma parcial em todos os sets 25/16, e com a vitória garantiu o lugar na final nas Olimpíadas de Tóquio e vai encarar mais uma vez, os Estados Unidos, que bateram a Sérvia na outra semifinal.

Brasil e Estados Unidos voltam a se encontrar em uma final olímpica. Nos dois títulos brasileiros nos Jogos, as decisões foram contra as americanas. Em Pequim 2008 e Londres 2012, a seleção brasileira levou a melhor e levou o ouro.

O Brasil entrou em quadra com Macris e Rosamaria. Sem Tandara, Natália assumiu o papel da oposta nas inversões durante o jogo. A seleção, pouco sofreu com as coreanas. Mesmo contra a ponteira Kim Yeon-Koung, uma das maiores pontuadoras dos Jogos, o Brasil dominou a partida do início ao fim e vai disputar o ouro na madrugada de domingo (8) às 00h30 (de MS).

Doping

Tandara Caixeta, da seleção feminina de vôlei, é reprovada em exame antidoping e está sunspensa provisóriamente por possível violação. Ela retornará ao Brasil ainda nesta sexta-feira (6).

Mas, à seleção brasileira de vôlei só receberia alguma punição se mais atletas eventualmente vierem a testar positivo para quaisquer substâncias proibidas ao mesmo tempo, é o que explica o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Não está previsto a realização de exames fora do cronograma com o restante da seleção.