Tecnologia

Portal voltado às práticas do campo é criado por estagiários do Vale Universidade

O objetivo do site é auxiliar outros estudantes e produtores rurais

22 AGO 2021 • POR Mériele Oliveira, com informações da assessoria • 10h48
Portal deve ajudar outros estudantes e produtores rurais e é custeado pelos próprios alunos - Governo de MS

Um grupo de 18 estudantes dos cursos de agronomia e engenharia florestal da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Aquidauana, estagiários do Programa Vale Universidade (PVU) e coordenados pelo professor Dr. Norton Hayd, criou o site Vale Ajudar, com o objetivo de auxiliar outros estudantes e produtores rurais com orientações relacionadas às práticas de campo. 

Sidne Canassa da Cruz, um dos estudantes, explica como surgiu a ideia de criação do site: "Com o início da pandemia em meados de 2020, os integrantes do grupo se reuniram com o nosso coordenador, professor Norton, e colocamos várias ideias para serem trabalhadas de forma remota. Uma delas foi a criação de um site com a intenção inicial de ajudar os pequenos produtores da região com algumas questões que temos conhecimento como aluno", conta.

Ele explica ainda que pelo fato que ainda não serem profissioais formados, não têm permissão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) para fazer recomendações. "Assim, passamos a trabalhar com o objetivo de fazer auxilio, por meio de aulas online e disponibilização de conteúdos para os alunos. Isso seria de grande importãncia para eles. O portal que foi pensado incialmente somente para o produtor rural, passou a considerar os alunos e as dificuldades das aulas virtuais impostas pela pandemia", relata o aluno.

"O mérito pela criação da página é destes estudantes. Todos são bolsistas do Vale Universidade e é importante destacar isso. O PVU tem sido trabalhado pela UEMS de Aquidauana num formato próprio que somente é cumprido aqui, desde anos atrás. Por meio de janelas na carga horária dos cursos, os alunos bolsistas da UEMS de Aquidauana desenvolvem as horas necessárias que devem ser cumpridas dentro do PVU, atuando em atividades vinculadas especificamente aos cursos deles", explica o docente Norton Hayd. 

As despesas de domínio, hospedagem do site e compra de alguns plugins voltados à estética visual que garante uma melhor acessibilidade ao site são pagas pelos próprios estagiários. 

Atualmente o portal conta com conteúdos relacionados à fitopatologia, praga de culturas, plantas daninhas, solos e indicações de aplicativos utilizados nos cursos. Calculadoras de fertilidade e manejo do solo estão sendo montadas, bem como, está sendo feita a estruturação de conteúdos de zootecnia e divulgação de um Programa Estatístico (RunData), criado por um dos colega de turma.