Cidade

Arquivo Histórico da Capital vai ganhar nova sede em breve

A mudança deve seguir todas as recomendações do CONARQ

6 SET 2021 • POR Méri Oliveira, com informações da assessoria • 17h44
Nova sede tem acessibilidade adequada e mais espaço para armazenamento de arquivos - Sectur

O Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca) deve ganhar nova sede no bairro São Francisco, na Capital, de acordo com edição extra do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) da última quinta-feira (2), que publicou o Extrato de Contrato. A mudança deve começar ainda neste mês e vai seguir todas as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). 

O secretário de cultura, Max Freitas, afirma que a mudança será realizada em etapas. “Devido ao volume de documentos, tipologia, condições físicas, entre outros, realizaremos essa mudança de sede aos poucos”, explica.

A nova sede terá a acessibilidade adequada, necessária para atender a todos e o atendimento aos pesquisadores e ao público em geral será feito de maneira mais organizada e com melhor padrão de qualidade. Além disso, o Arca passará a dispor de maiores espaços para a acomodação e manutenção dos arquivos.

“A Prefeitura Municipal e a Sectur entendem a importância histórica que o Arca carrega. Para a nossa gestão, é uma grande vitória poder anunciar essa novidade. Toda a trajetória da cidade está sob responsabilidade do órgão. Valorizamos o patrimônio público e a história da Capital e essa mudança é mais um presente para os 122 anos de Campo Grande”, finaliza Max.