Internacional

Ministro russo morre tentando salvar cinegrafista no Ártico

Os dois chegaram a ser levados de helicóptero para um hospital da região, mas não resistiram aos ferimentos

11 SET 2021 • POR Brenda Assis, com Estadão • 07h56
Yevgeny Zinichev - Reprodução

O ministro para Situações de Emergência da Rússia, Yevgeny Zinichev, 55 anos, morreu na quarta-feira (8) ao tentar salvar um cinegrafista durante um treinamento em Norilsk, no Ártico, confirmou Moscou. As informações são do Estadão.   

“O ministro morreu tragicamente no cumprimento do dever enquanto estava salvando a vida de uma pessoa em exercícios interdepartamentais para proteger a zona ártica de emergências”, informou o Ministério em nota.

Segundo as agências russas de notícias, o cinegrafista estava na beira de um penhasco quando se desequilibrou e caiu. O ministro tentou salvar o homem antes que ele caísse na água, mas acabou batendo a cabeça em uma pedra e ficou gravemente ferido.

Os dois chegaram a ser levados de helicóptero para um hospital da região, mas não resistiram aos ferimentos. Em nota oficial, o presidente do país, Vladimir Putin, disse estar “chocado” com a morte de um “amigo sempre confiável e leal, além de um grande profissional”.

“Nós perdemos um verdadeiro servidor da pátria, um companheiro e uma pessoa que era próxima de todos nós. Era um homem de grande força interior, coragem e audácia. É uma perda pessoal insubstituível para mim. Nós compartilhamos muitos anos de trabalho comum e sempre soube que poderia contar com Yevgeny em qualquer situação, mesmo nas mais complicadas”, acrescentou.

Conforme o perfil feito pela agência Sputnik, Zinichev entrou na KGB em 1987 e, desde 1991, atuava no Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB). Ele trabalhou em diversas funções e “acompanhava o presidente Vladimir Putin em suas viagens a trabalho”. Zinichev tinha assumido a liderança da pasta em 2018.