Esportes

Neymar cava pênalti, Messi marca duas vezes e Barcelona vence Milan na Liga

7 NOV 2013 • POR Neymar corre para abraçar Messi após primeiro gol do Barcelona sobre o Milan pela Liga dos Campeões. • 11h17
Via Uol
Messi entrou em campo contra o Milan nessa quarta-feira sob suspeita de uma crise técnica por conta de um jejum de três jogos sem balançar as redes. Ao apito final, o argentino mostrou que segue o mesmo. O camisa 10 marcou duas vezes na vitória do Barcelona sobre o Milan por 3 a 1 - o primeiro após um pênalti cavado por Neymar. Com isso, o time espanhol foi aos 10 pontos e se classificou para as oitavas de final da Liga dos Campeões. Os italianos estacionaram nos cinco pontos. 

Neymar completou 100 dias desde a sua estreia no Barça e foi um dos destaques do time no triunfo. O atacante buscou o jogo desde o início e se mostrou cada vez mais à vontade em um jogo da grandeza de um Barcelona x Milan. A grande atuação seria coroada aos 27min do segundo tempo, quando fez fila, deixou quatro jogadores do Milan para trás, mas bateu por cima do gol.

Já Messi conseguiu responder aos críticos que já questionavam seu momento. Ainda longe da forma física ideal, o argentino encerrou a seca de três partidas, algo incomum para o jogador eleito por quatro vezes consecutivas como o melhor do mundo. Com os dois gols, o Milan ainda se tornou a maior vítima do argentino em jogos da Liga dos Campeões. São agora oito gols no time italiano.

O Barcelona dominou completamente a primeira etapa. Neymar buscou espaços desde o primeiro momento e criou boas jogadas pelo lado esquerdo. Apesar do domínio, o time da casa não conseguia incomodar Abbiati.

Messi aparecia para o jogo, mas sem o brilho habitual. Mas foi justamente o argentino quem abriu o placar. Neymar foi lançado na área e cavou a penalidade após ser tocado pelo lateral direito Abate, aos 29min.

Na cobrança, Messi encheu o pé no meio do gol do Milan, sem chances para Abbiati, e voltou a marcar após 366 minutos – o último gol havia sido justamente contra o time italiano, no empate por 1 a 1, no dia 22 de outubro.

O Barcelona manteve o mesmo ritmo de jogo e ampliou aos 39min. Xavi cruzou na área e Busquets, em posição duvidosa, cabeceou para o gol.

O Milan praticamente não existiu ofensivamente na primeira etapa. Robinho e Kaká deveriam ser os responsáveis por puxar eventuais contra-ataques, que não aconteceram. Valdés só assistia ao jogo.

Tanto que o gol que manteve o jogo aberto não saiu de uma finalização direta para o gol. Aos 45min, Kaká ganhou de Daniel Alves na corrida, foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Piqué tentou cruzar e fez contra.

Com a entrada de Balotelli no lugar de Robinho, o Milan ganhou força ofensiva e passou a ocupar o campo de ataque com mais frequência. Kaká se movimentava por todos os setores e teve grande chance para marcar após jogada do atacante italiano.

O Barcelona era muito perigoso nas saídas rápidas de contra-ataque, mas falhava no último passe. De fora da área, Iniesta obrigou Abbiati a fazer grande defesa. Depois da linda jogada de Neymar, o goleiro italiano ainda defendeu chute de Sanchez. 

Aos 38min, no entanto, Messi tabelou com Fábregas e, com categoria, bateu por cima de Abbiati para pôr fim às criticas, sacramentar a vitória e a vaga nas oitavas de final.