Saúde

Com 8 meses de vacinação, MS é o 1º Estado a atingir imunidade coletiva

Estado tem 70% dos adultos com ciclo vacinal completo

18 SET 2021 • POR Marcos Tenório • 14h07

Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado a atingir a chamada ‘imunidade coletiva’ ou ‘imunidade de rebanho’. A busca incessante por doses de vacina contra a Covid-19, e uma logistica de causar inveja, fez com que o Estado atingisse 70% dos adultos imunizados, ou seja, com o ciclo vacinal completo.

O feito aconteceu na manhã deste sábado (18), ou seja, oito meses após a primeira dose aplicada, no Hospital Regional de Campo Grande, na época, foi a indígena Domingas da Silva, de 91 anos, que recebeu a dose simbolicamente.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, comemora o feito. “Representa um marco, uma vitória, representa olhar para trás e ver que caminhamos bem e que Mato Grosso do Sul deu um exemplo e que é preciso agente prosseguir", disse.

"Só me contentarei após atingirmos 100% de imunização quanto D1 quanto D2", ressaltou Resende. Ele relatou ainda que MS está com 95% da população vacinada com pelo menos uma dose e 70% com o ciclo completo e que é preciso marchar e que até o início de outubro, estejam 80% imunizados, e no final de outubro atingir 90%, "basta ter vacina", afirma Resende.

MS foi o primeiro estado a atingir a imunidade coletiva da população adulta, em relação a todas as federações do Brasil, o Estado que tem sido exemplo na imunização, está na frente de São Paulo, que tem 63,76% dos adultos imunizados.

Aviso para os não vacinados

O secretário Geraldo Resende, afirmou ao JD1 Notícias. "Nós estamos propondo o passaporte de imunidade e pra quem não for vacinado, não frentar espaços públicos, restaurantes, shoppings, bares, lanchonetes e onde houver aglomerações", contou. Ele falou que os não vacinados, não poderão frequentar qualquer tipo de evento artistico ou cultural no Estado.