Polícia

Empresa falsa de Campo Grande aplica golpes pela internet

Procon faz alerta para fraudes em compras virtuais

24 SET 2021 • POR Méri Oliveira, com assessoria • 13h59
Procon, em parceria com a Decon concluiu que empresa é falsa - Procon

Após denúncia de um profissional de saúde do estado de Alagoas, o Procon de Mato Grosso do Sul, entrou com ação e descobriu uma empresa fictícia em Campo Grande, que vende equipamentos hospitalares praticamente pela metade do preço. Ocorre que, de acordo com o que foi apurado, pessoas compram o aparelho, fazem o pagamento, mas não recebem o produto. 

Segundo o denunciante, do estado de AL, ele comprou um aparelho utilizado em fisioterapia, pagou R$ 3.886 e não recebeu o equipamento. Após consultar o site Reclame Aqui e constatar que havia mais de 80 casos semelhantes relatados por outras pessoas, percebeu que se tratava de um golpe.

O Procon, então, fiscalizou vários endereços, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon) e concluiu que a empresa física não existe e que o site na internet tem a finalidade exclusiva de aplicar golpes. “Esse é um site falso, nós já estamos investigando inclusive que esse site já está com outro nome, já estamos em apuração para que a gente possa inibir essa prática criminosa que esse estelionatários fazem contra os consumidores”, explica o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.

Atentar-se a alguns detalhes pode fazer toda a diferença em situações semelhantes.  “Antes de fazer uma compra na internet, verifique se o site possui o cadeadinho de segurança, tire print de todas as telas, entre no chat deste site, faça uma pesquisa, consulte se ele não está na lista de sites não recomendados do Procon, procure conversar com as pessoas antes de decidir pelas compras”, orienta Salomão.

Mesmo ciente do prejuízo, o denunciante, morador do município de Arapiraca (AL) elogiou a ação do Procon/MS. “O Procon cumpriu com a missão dele. Missa satisfação é essa de que providências foram tomadas”.

O site do Procon conta com diversas ferramentas digitais voltadas ao direito do consumidor. Além do índice de empresas mais reclamadas, conta com pesquisa de preços, bloqueio de telemarketing, e também é possivel fazer uma denúncia. Os mesmos serviços também estão disponíveis no aplicativo MS Digital.