Cidade

Capivara morre ao ficar presa em armadilha no rio Aquidauana

O caso aconteceu no Distrito de Palmeiras

25 SET 2021 • POR Camila Farias • 11h40
Imagem O Pantaneiro

Nessa sexta-feira (24), uma empresária que realizava um passeio pelo rio Aquidauana, registrou uma situação triste em que o animal se encontrava no Distrito de Palmeiras: O filhote de capivara estava afogando, com uma das patas presas ao espinhel - petrecho de pesca proibido.

De acordo com a empresária Gabriela Brasil, que pratica pesca esportiva, ela estava no local quando ouviu movimentos na água, o animal tentava lutar com todas as forças para se soltar da linha, mas são dois espinhéis armados que atravessam o rio, os ocupantes do barco não conseguiram achar a linha a tempo e o animal perdeu a vida.

O espinhel é uma armadilha para peixes, montado a partir de uma “corda matriz”, que nesse caso atravessaram no rio, de uma margem a outra. Nessa corda, amarra-se em sua extensão várias linhas com anzóis e iscas, para pegar o maior número possível de peixes.

Segundo O Pantaneiro a empresária destacou que “Esse petrecho é proibido e muito perigoso, porque o rio está baixo e qualquer pessoa que passe ali de barco, caiaque ou entre na água para tomar banho pode se enroscar e ficar preso, como aconteceu com filhote de capivara”.