Saúde

Ato anuncia imunidade coletiva em MS

Em discursos, Longen e Geraldo defendem passaporte de vacinação para eventos

27 SET 2021 • POR Gabrielly Gonzalez e Matheus Rondon • 09h59
Presidente da Fiems, Sérgio Longen - Matheus Rondon

Na manhã desta segunda-feira (27), Mato Grosso do Sul sinalizou bandeira verde para imunidade coletiva e para comemorar a marca de 70% da população maior de 18 anos com o ciclo completo de imunização contra a covid-19, a Fiems, em parceria com o Governo do Estado, lançou o programa "Retomada Segura MS".

Programa consiste em um pacote de medidas sanitárias para garantir maior segurança ao funcionamento dos diversos setores da economia do Estado e da população em geral.

O presidente da Federação, Sérgio Longen, falou durante o ato que, com a imunidade de rebanho, se encerra o projeto ‘Unidos pela Vacina’, em que mais 40 empresas ajudaram e atenderam mais de 50 municípios.

Longen elogiou o trabalho do secretário de saúde estadual, Geraldo Resende e parabenizou o secretário de saúde municipal, José Mauro. “Vale destacar a ação de Campo Grande, que se entendeu a todos os municípios. Os números reais mostram que é através da vacina que vamos controlar essa pandemia”, pontuou Sérgio.

“A união de esforços para combater a pandemia tem feito a diferença. Hoje MS é destaque nacional, a ação integrada faz a diferença”, explanou o presidente da Fiems.

Além disso, Longen ratificou que a vacinação é essencial. “Precisamos de passaporte para entrar nas empresas, cobramos e monitoramos isso [na Fiems]”, garantiu.

O presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes reforçou que o Estado lidera o ranking de vacinação no país. “Essa conquista [imunidade coletiva] é fruto de um trabalho de equipe, de todos, empresas, municípios e Fiems”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, assim como o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel também glorificaram a imunização em MS. “A logística da vacinação merece reconhecimento. A vacina chega ao aeroporto e Geraldo já organizada tudo”, explanou Paulo.

“O tempo todo discutimos ciência, foco e trabalho, mesmo com as divergências que são naturais em momento de pandemia. Muito orgulho do MS”, ressaltou Riedel.

Já o secretário de saúde, Geraldo Resende, declarou orgulho pelo marco histórico que MS atingiu. “Essas marcas não foram conquistas de uma pessoa, é de todos”, afirmou.

No entanto, Resende falou sobre resistência dos adolescentes para serem vacinados. “Somente a vacina trará a normalidade”, declarou o secretário de saúde.

Geraldo também comunicou que a retomada tem seis vertentes. “Uma delas é o passaporte da imunidade”, finalizou.

No fim do evento, 700 balões recheados com sementes de girassol foram lançados em homenagem às vítimas da covid-19.