Geral

Muito além de doces, São Cosme e Damião levam alegria para crianças carentes

Em Campo Grande, Templo de Umbanda realiza ação social no dia das crianças

27 SET 2021 • POR Brenda Assis • 18h16
Reprodução/Arquivo Pessoal

Hoje, 27 de setembro, é celebrado o dia de São Cosme e Damião. Eles são popularmente conhecidos pela tradição de distribuir doces para as crianças. Em Campo Grande, alguns centros de umbanda e candomblé seguem a tradição e levam alegria para a criançada dos bairros.

A leitora Rosa Maria fez um bolo para as comemorações para a casa de candomblé onde ela frequenta. “Fiz com amor, porque tudo que é feito com amor é bem recebido, é bem traduzido, é bem ganho e o retorno da fé e das bênçãos também são grandes”, disse ao JD1 Notícias.

Rosa ainda falou sobre a suas crenças na religião. “Eu acredito no Erê, acredito nos Orixás e tenho muita fé na religião. Muitas coisas já me foram concedidas dentro da religião e essa bênção de fazer o bolo de São Cosme e Damião me foi dada, fiquei muito contente em poder ajudar da maneira que sei, também como uma forma de agradecimento a tudo que eu já conquistei lá dentro”, finalizou.

Ação social - O Templo de Umbanda Oca do Cacique Samambaia e Serra Negra vai fazer as comemorações deste dia abençoado no dia 9 de outubro deste ano, pensando na proximidade com o Dia das Crianças. “Nós não fazemos distribuição no terreiro, sempre tentamos fazer em regiões carentes. Pedimos para os Orixás, pros Cosmes abençoarem aqueles doces e brinquedos para que a possamos entregar para quem não tem muita oportunidade ou como comprar muito essas coisas – doces – então todo ano distribuímos para eles”, contou a Mãe Pequena Aryadne.

Os filhos da casa estão recebendo doações de doces e brinquedos para que a distribuição aconteça, Aryadne de Xangô, como também é identificada dentro da religião, contou que até o momento ainda não receberam doações. “A gente ainda não teve doação. Mas todo ano é sempre bem engraçado isso porque até entrar outubro à gente não recebe doação, ai entra outubro e ‘chove’ de pessoas para ajudar”, explica.

Para fazer doações ou saber mais sobre a ação feita pelo Templo, basta entrar em contato com a Mãe Pequena Aryadne pelo telefone (67) 9 9255-5487. Ou ir até o Templo, que fica na Rua Rotterdan, 1436, Rita Vieira 3.

Quem são - Os relatos mostram que Cosme e Damião teriam sido irmãos gêmeos que nasceram por volta do século 3º. Ambos seriam médicos e teriam exercido a profissão de forma voluntária, não aceitando nenhum pagamento. Eles seriam cristãos, em uma época em que o Império Romano ainda não aceitava o cristianismo. Por isso, foram perseguidos e mortos a mando do imperador Diocleciano por volta do início do século 4º. O martírio, além da vida exemplar, foi o que os tornou santos.

Desde então, a dupla passou a ser venerada. Os irmãos foram reconhecidos como santos a partir do século 6º.

Por terem sido médicos, São Cosme e São Damião são considerados padroeiros dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos e também das crianças, dos barbeiros e dos cabeleireiros.

Os doces - Um dos elementos mais conhecidos envolvendo Cosme e Damião são os saquinhos de doces distribuídos às crianças em 27 de setembro. A origem do ato passa longe, no entanto, da história dos dois irmãos. Nas religiões afro-brasileiras, eles são sincretizados com entidades infantis, logo se são criança se distribui doces para lembrar que os pequenos gostam de doces.

De fato, o orixá que costumeiramente é sincretizado com São Cosme e São Damião é Ibeji, divindade que é representada por irmãos gêmeos.