Brasil

Aplicativo disponibiliza caderneta e calendário completo de vacinas

14 NOV 2013 • POR Via Portal Brasil • 11h57
Receba notificações sobre campanhas sazonais de vacinação no seu celular. (Foto: Divulgação/Portal Brasil)
Para facilitar o gerenciamento das cadernetas de vacinação para toda a família, o Ministério da Saúde disponibiliza um aplicativo para os usuários de smartphones e tablets. A ferramenta é uma forma fácil, moderna e ágil de acompanhar o calendário de vacinação de crianças e adultos. Estão disponíveis todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação.

Os calendários de vacinação cadastrados no aplicativo Vacinação em Dia também podem ser enviados via e-mail para impressão.

Função lembrete
O Vacinação em Dia tem a função de lembrete, com notificações sobre as campanhas sazonais de vacinação. É possível calcular, a partir da inserção da primeira vacina no calendário, quando o usuário deve comparecer ao posto de vacinação para uma nova imunização e enviar um lembrete por mensagem.

Como baixar
O aplicativo Vacinação em Dia funciona em tablets e smartphones que utilizem sistemas operacionais iOS e Android 2.2 ou superior. O usuário poderá baixar no Google Play e na Apple Store. A ferramenta tem  3,1M de tamanho e já foi baixada entre 5.000 e 10.000 vezes.

Você pode baixar o aplicativo na Guia de Aplicativos do Portal Brasil.

Programa Nacional de Imunizações
Algumas das vacinas oferecidas pela rede pública de saúde tiveram papel fundamental na erradicação de doenças, como a dose contra poliomielite, febre amarela e varíola. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil há 22 anos e do sarampo, há dez anos.

O Brasil conta com mais de 34 mil salas de vacinação. O cidadão precisa estar atento às campanhas e ao calendário, que corresponde ao conjunto de vacinas prioritárias para o país. São quatro os calendários de vacinação, voltados para públicos específicos: criança, adolescente, adulto e idoso e população indígena. Todas elas são disponibilizadas gratuitamente nos postos da rede pública.