Política

Inspeções do sistema de segurança das Urnas começam hoje

Especialistas e não especialistas de fora da Justiça Eleitoral participarão do Teste

11 OUT 2021 • POR Sarah Chaves, com informações do TSE • 13h53

Os participantes pré-inscritos na edição de 2021 do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação realizam a partir desta segunda-feira (11), a inspeção dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais.

Este ano, o TPS, que será realizado de 22 a 26 de novembro, conta com uma lista de 39 investigadores inscritos.

Os participantes terão um espaço preparado para o trabalho, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Além de visitar a área onde está exposto o código-fonte, eles poderão conferir apresentações sobre o sistema eletrônico de votação que serão realizadas por integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, no auditório da Corte.

O assessor de Gestão Eleitoral do TSE, Thiago Fini, que integra a equipe da Justiça Eleitoral responsável pelas ações do TPS, lembra que a análise dos códigos-fonte, antecipando os trabalhos efetivos do Teste, inaugura a sequência de procedimentos vinculados às Eleições 2022.

“Essa parte é fundamental, sendo um primeiro passo do Teste, em que os pré-inscritos conhecem previamente os códigos-fonte dos sistemas eleitorais, para que possam elaborar seus planos de ataques, que serão avaliados e poderão ser selecionados para compor o TPS 2021. Além disso, é o momento em que várias informações relacionadas ao sistema de votação são colocadas para auxiliar o trabalho daqueles que vão participar do Teste”, destaca.

Especialistas e não especialistas de fora da Justiça Eleitoral que participarão do Teste devem assinar um termo de responsabilidade para ter acesso aos programas, de acordo com o edital do TPS.

Além dessas duas semanas de acesso direto, durante a semana do TPS, em novembro, o código-fonte permanecerá à disposição dos investigadores.