Saúde

Prosseguir: Com prudência, Estado mantém capital na bandeira vermelha

Conforme o mapa do programa, Campo Grande está na faixa com alto grau de risco para Covid-19

15 OUT 2021 • POR Sarah Chaves • 09h52
Presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel - Sarah Chaves/JD1 Notícias

Campo Grande junto com outras sete cidades, continua na faixa vermelha do grau de risco do Prosseguir, de acordo com a atualização feita pelo presidente do Comitê, secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Conforme o mapa que é atualizado a cada duas semanas, 36 municípios permaneceram na mesma faixa de risco, 32 melhoraram e 11 regrediram. Mato Grosso do Sul não tem municípios no grau extremo da doença, ou seja na faixa cinza.

Já na faixa vermelha estão Campo Grande, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Ivinhema, Jardim e Rochedo. “Os indicadores estão em melhora e os resultados devem se consolidar em um patamar de baixo risco para a Covid, e isso é devido a vacinação”, declarou Riedel.

As cidades não precisam seguir toque de recolher, mas devem respeitar a questão da lotação nos locais conforme a bandeira do Prosseguir: Bandeira cinza: 30% ; Bandeira vermelha: 50%.

Segundo presidente do Comitê, o bom resultado vem de avanços na vacinação. “As mortes reduziram em 62% enquanto as internações pela doença reduziram 57%. A aglomeração é maior, mas os resultados com relação as consequências são menores”, afirmou.

Eduardo Riedel também respondeu perguntas sobre o uso de máscara, assunto que o JD1 já havia abordado com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. “É cedo para decretar o fim do uso da máscara, temos feito passos seguros e recomendamos ainda o uso principalmente para os locais fechados. Não queremos colocar prazo, os números dirão”, finalizou sobre quando a saúde deve decidir sobre a flexibilização da obrigatoriedade do uso de máscara.