Geral

Professoras têm inspirações diferentes, mas um amor em comum: ensinar

No Dia dos Professores, profissionais contam como surgiu a vontade de lecionar

15 OUT 2021 • POR Camila Farias • 10h08
O amor por ensinar levou Yara a escolher a profissão de professora - Reprodução/Arquivo Pessoal

Hoje (15), é comemorado o dia dos professores e a reportagem do JD1 Notícias conversou com duas professoras sobre a escolha dessa profissão e como surgiu a vontade de lecionar.

O professor é o responsável por formar todas as profissões, e com tantas no mundo por que escolher justamente essa? Foi o que a reportagem perguntou à elas.

Para Fernanda Castro, de 29 anos, a escolha da profissão nunca foi um mistério, sempre desejou atuar como professora, até mesmo por gostar muito de língua portuguesa e literatura. Mas foi na prática que viu sua vocação ainda mais clara. “Com 14 ou 15 anos eu dei aula de reforço para filha de uma colega da minha mãe, me apaixonei ainda mais pela profissão de professor, a gente ensina e ao mesmo tempo aprende muito com os alunos”, declara Fernanda. 

Já Yara Rafaela, de 22 anos descobriu o amor pela profissão justamente ao contrário, sendo ensinada. Ela conta que desde muito pequena ia com a avó a casa de uma professora que a ensinou a escrever mesmo antes de ir à escola. “Quando entrei na pré-escola, a minha professora do pré Lelis sempre ensinando com muito cuidado e atenção, e com ela eu passava o dia todo, então sempre estive no meio da educação” afirma Yara. 

E ainda conta que após se formar na faculdade e trabalhar na área tem a plena certeza que escolheu a profissão certa. “A cada dia me apaixono mais e mais, mesmo com as dificuldades de cada dia, é gratificante”, finaliza Yara.